sexta-feira, 24 de junho de 2016

Quadrilha presa em Joinville atuava em todo o país em arrombamento a caixas eletrônicos

Florianópolis (24.06.2016) - Foram transferidos na manhã desta sexta-feira, 24, para o Espirito Santo, a quadrilha desarticulada pela Divisão de Roubos e Antisequestro da DEIC (Diretoria Estadual de Investigações Criminais), responsável por inúmeros crimes de arrombamento de caixas eletrônicos com uso de furadeira eletromagnética em todo Brasil nos últimos 12 meses.

Os três criminosos são suspeitos do envolvimento em inúmeros crimes nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Espirito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Santa Catarina. Muitos dados ainda não foram analisados, podendo haver vários outros Estados. A quadrilha foi presa no dia 17 de junho, em suas casas em Joinville.

Segundo o Delegado Anselmo Cruz, da Divisão de Roubos e Antisequestro da DEIC, as investigações se iniciaram após a quadrilha ter realizados quatro ações criminosas no Espirito Santo:

As apurações foram realizadas com o cruzamento de dados e imagens de suspeitos através ações integradas com outras unidades da Policia Civil do Brasil, devido a atuação interestadual da quadrilha.

Somente no Estado do Espirito Santo, os crimes resultaram no prejuízo aproximado de um milhão de reais, sendo solicitado o bloqueio judicial do patrimônio dos investigados, que possuíam elevado crescimento patrimonial com a aquisição de veículos de alto valor (BMW, AZERA, LAND ROVER,) além de residências de luxo.

A quadrilha agia da seguinte forma:
1. Partes dos seus integrantes se dirigiam aos Estados onde praticariam os crimes por meio de voos comerciais, um integrante seguia de veículo, e outros ficavam em Joinville/SC, fornecendo a logística necessária aos demais, como o envio de equipamento e compra de materiais usados para ação criminosa.
2. Os arrombamentos eram se iniciavam nos Estados do Nordeste do Brasil, e em seguida seguiam para o Sul do País, em locais previamente definidos.
3. As escolhas das agências eram feitas pela internet, havendo preferência pelas cidades menores, sem câmeras de videomonitoramento pela região.
4. A quadrilha sempre escolhia basicamente caixas eletrônicos de dois modelos, dos quais detinham conhecimento técnico para arrombarem fazendo uso de sua técnica por meio da furadeira.
5. Em média praticavam três ações criminosas por mês.
Após a identificação dos principais integrantes da quadrilha, foram decretadas as prisões de:

            1) JOSÉ ROBERTO CORREA, nascido em 25/02/1976, natural de Joinville/SC;
2) JACSON LUIS DOS SANTOS, nascido em 18/08/1988, natura de Curitiba/PR;
3) CRISTIANO BERNADO DE SOUZA, nascido em 28/10/1974, natural de Joinville/SC.

Em poder de José Roberto a polícia apreendeu uma furadeira idêntica as encontradas nas agências do Espirito Santo, além de uma roupa idêntica a utilizada por um criminoso durante um arrombamento de caixa eletrônico na cidade de Ponta Grossa, Paraná, no mês de maio de 2016, evidenciando a participação da quadrilha neste crime.

Também foi encontrado com José Roberto um mapa do Espírito Santo com marcações nas cidades de Linhares, Sooretama, Jaguaré, São Matheus e Conceição da Barra, possivelmente locais onde a quadrilha iria agir novamente no ES.

Foram cruzados os dados das investigações, inclusive de passagens aéreas, com ocorrências de crimes de arrombamento de caixas eletrônicos com uso de furadeira eletromagnética em todo Brasil nos últimos 12 meses, sendo constatados as suspeitas do envolvimento dos investigados em inúmeros crimes nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Espirito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará Bahia e Santa Catarina. Muitos dados ainda não foram analisados, podendo haver vários outros Estados.

Com as diligencias realizadas em SC foi possível identificar a pessoa que fornecia as furadeiras para quadrilha e o indivíduo responsável por prestar o suporte operacional.


Apenas uma instituição financeira teve prejuízos em torno de 16 milhões de reais em doze meses, decorrente de ações similares às praticadas pela quadrilha.Os furtos de caixas eletrônicos ocorrido em outros estados com a participação da quadrilha serão comunicados para que sejam adotadas as providencias para responsabilização criminal dos infratores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário