quinta-feira, 3 de março de 2016

Municípios da região Norte poderão ter autonomia para confeccionar carteiras de identidade

Florianópolis (03.03.2016) - Para desafogar a fila por busca da carteira de identidade em Joinville algumas mudanças estão sendo implantadas pelo Instituto Geral de Perícias (IGP). Uma delas é um convênio com os municípios da região para emissão dos documentos. Nesta quarta-feira, 2, uma reunião na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) sensibilizou as prefeituras.

“Nosso objetivo é descentralizar a confecção de carteiras de identidade para alguns municípios e dessa forma resolver o problema com filas em Joinville e conseguir confeccionar maior número. Faremos convênios padrões no qual daremos o suporte técnico e treinamento e os municípios entram com a estrutura física e funcionários”, explica o diretor do Instituto de Identificação do IGP, Paulo Henrique Santos.

Em Araquari, por exemplo, o cidadão pode ter acesso ao documento de identificação na própria cidade. “Nós já fazemos a carteira de identidade, mas a digitalização ainda é no IGP, então, com o convênio vamos ter autonomia e será melhor para a nossa população”, avalia o secretário de Negócios de Governo, Adelson Westrupp. Em outras cidades, é o caso de Garuva, o prefeito José Chaves sinalizou que fará a parceria.
  
Em Joinville são confeccionados 170 documentos por dia. Cem são feitas na Delegacia Regional de Polícia Civil com entrega de senha e outras 70 no IGP - sendo 50 com agendamento via site e 20 por encaixe. “Com o incremento de efetivo previsto, a emissão de carteiras em Joinville passará a ser feita por nós, mas haverá somente com agendamento via site”, explica Suelen.

O IGP está presente em 32 cidades de Santa Catarina, e na avaliação do diretor do órgão, e para chegar a todos os municípios o apoio das prefeituras é importante. “Um convênio com as cidades contribui de duas formas porque facilita bastante para a população que não vai precisar se deslocar de uma cidade para outra e porque dará mais agilidade ao serviço”, conclui Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário