quarta-feira, 16 de março de 2016

Governo do Estado entrega novo helicóptero Arcanjo 3 em Blumenau

Florianópolis (16.03.2016) - O Governo do Estado de Santa Catarina entrega nesta quinta-feira, 17, às 10h, no Parque Vila Germânica, em Blumenau, o novo helicóptero Arcanjo 3, aparelho que passará a atender de forma definitiva o Vale do Itajaí, dos municípios do Litoral Norte até o Alto Vale. A aeronave foi adquirida pela Secretaria de Estado da Saúde e substituirá o atual equipamento, que era locado e atuava na região desde outubro. Participarão do ato o governador Raimundo Colombo; o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing; o secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC, coronel Onir Mocellin.

Com recursos do Pacto por SC, o novo Arcanjo 3 foi comprado por R$ 11 milhões em processo licitatório realizado neste ano. "Pelas avaliações que fizemos com o Corpo de Bombeiros, esse investimento vai se pagar em três anos e a aeronave servirá a população por bem mais de uma década", observa o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing. "Nossa previsão é que a cada seis anos ocorra a troca de motor e a cada 12 anos, de acordo com as horas de voo realizadas, seja feita uma intervenção geral no aparelho", explica o subcomandante do Batalhão de Operações Aéreas de Florianópolis, major Diogo Rosso. Serviço de resgate aeromédico especializado, o Arcanjo é resultado de uma parceria entre Bombeiros Militares e Secretaria de Estado da Saúde por meio do Samu.

O helicóptero Arcanjo 3 é um modelo Esquilo, com autonomia de três horas e meia de voo. A aeronave possui equipamentos para combate a incêndio e para atendimento aeromédico, como oxigênio, maca e outros. A capacidade é para seis pessoas, sendo cinco tripulantes (piloto, copiloto e tripulante operacional do Corpo de Bombeiros e médico e enfermeiro do Samu) e um paciente.


Além da entrega do Arcanjo 3, a solenidade contará com entrega de viaturas operacionais ao 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Blumenau e formatura de equipe médica de saúde que tripulará os aviões Arcanjo nas missões de transporte aeromédico especializado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário