quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

PC de Joinville foca nas investigações e não fará mais registros em local de acidente com vítimas

Florianópolis (23.02.2016) – Entre as ações voltadas para a intensificação das investigações, a Polícia Civil de Joinville agora não fará mais o registro no local das ocorrências de trânsito com vítimas, o qual será feito apenas pela Polícia Militar. Se for um registro que gere um Termo Circunstanciado (crime de menor potencial ofensivo), a PM finaliza a ocorrência, senão, encaminha o Boletim de Ocorrência para a delegacia, onde os policiais civis farão seu trabalho fundamental: investigar o crime. De qualquer maneira, também é possível que se faça o registro da ocorrência do acidente nas delegacias.

Esta determinação foi decidida após tratativas entre o Delegado Regional de Polícia de Joinville, Laurito Akira Sato e Comandante da 5ª RPM, Coronel PM Amarildo de Assis Alves. Os preenchimentos dos Boletins de Ocorrência (BOs) no local nestes casos já são feitos, em outras cidades catarinenses, só pela PM. Agora Joinville adotará esta mesma medida.

A PM sempre é a primeira a chegar ao local do acidente e, por consequência, acaba preservando o local, mas precisava aguardar a chegada de policiais civis. Como ocorrem muitos acidentes em Joinville e havia somente uma equipe da Polícia Civil para atender (Delegacia de Trânsito), a PM, conforme o número de acidentes, poderia empenhar várias viaturas para preservação desses locais, enquanto a única equipe da Polícia Civil atendia um acidente por vez.
   
Com o atendimento exclusivo nos locais dos acidentes feitos pela PM, ela chega ao local, elabora o boletim ou Termo Circunstanciado e finaliza a ocorrência. Se houver morte, preserva o local, aciona o IGP e, posteriormente, encaminha o boletim para a delegacia responsável, que faz a investigação do crime em questão.

“Esta medida visa a um melhor atendimento das Polícias Militar e Civil, que pode voltar de maneira mais rápida para o trabalho preventivo e para a investigação, respectivamente, ganhando as instituições da segurança pública e, consequentemente, a população. Além disso, todos os procedimentos continuam em andamento”, ressaltou Sato.

Este novo procedimento também foi paralelo ao remanejamento dos policiais que trabalhavam na Delegacia de Trânsito para a Delegacia de Homicídios. Essa mudança está ainda em transição. Agora os acidentes de trânsito serão investigados pelas delegacias de bairro, juntamente com os crimes patrimoniais – como furto e roubo –, enquanto as unidades especializadas apuram os seus crimes específicos. A nova Delegacia de Homicídios estará voltada aos homicídios dolosos e tentativas de homicídios. Ela contará com três Delegados de Polícia, quatro Escrivães e 16 Agentes dedicados exclusivamente a isto.

Sato acrescenta outra novidade, que deve ser implantadas em Joinville: a instalação, em algumas delegacias, de totens ou computadores com passo a passo para registro digital das ocorrências, voltado, principalmente, para quem não tem internet ou precisa de auxílio para fazer a comunicação à Polícia Civil da ocorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário