quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

IGP participa de Programa de Qualidade da ONU

Florianópolis (23.02.2016) - O Instituto Geral de Perícias (IGP), através do Instituto de Análises Forenses, participou pela primeira vez do programa de proficiência ICE (International Collaborative Exercises) da UNODC, que é o escritório da ONU para as drogas e o crime. O programa conta com cerca de 200 laboratórios participantes em diversos países do mundo.

O programa consiste em duas etapas anuais onde cada laboratório participante recebe quatro amostras desconhecidas que podem conter drogas ou medicamentos de interesse forense. O laboratório faz a identificação das substâncias presentes nas amostras e envia os resultados para a UNODC, que faz a compilação e informa se o laboratório participante acertou o resultado.


Neste mês foram enviados os resultados referentes ao segundo semestre de 2015, sendo que, o IAF detectou corretamente todas as substâncias presentes nas quatro amostras. “Foi desafiador analisar amostras desconhecidas e ser avaliadas pelo programa internacional de controle de qualidade oferecido pela ONU. Ao mesmo tempo, foi muito gratificante receber os resultados e perceber que as técnicas e os equipamentos que utilizamos no IAF estão de acordo com os padrões de qualidade mundiais”, relatam as Peritas Criminais Bioquímicas responsáveis pelas análises dessas primeiras amostras, Bruna de Souza Boff e Karina Nonemacher.

Segundo o Diretor do IAF, Perito Criminal Bioquímico Jair Silveira Filho, “A participação no programa ICE demonstra a alta qualificação técnica dos servidores do IGP. Através dele podemos nos comparar com os melhores laboratórios forenses do mundo e manter nosso padrão de qualidade.”

O Diretor-Geral do IGP, Perito Criminal Miguel Acir Colzani, afirmou que o padrão de qualidade presente nos laudos do Instituto de Análises Forenses, confere muita segurança na instrução dos inquéritos policiais e dos processos penais, "Esse é o papel do IGP, trabalhar em prol da sociedade catarinense, garantindo a qualidade da prova pericial, fornecendo subsídios importantes para as decisões dos Magistrados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário