quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Iº Simpósio de Psicologia Policial discute a evolução da atuação do Psicólogo Policial Civil

Florianópolis (9.12.2015) – Secretário Adjunto da Segurança Pública, delegado Aldo Pinheiro D’Ávila, participou na manhã desta quarta-feira, 9, na Academia da Polícia Civil (Acadepol) da cerimônia de abertura do Iº Simpósio de Psicologia Policial. O evento tem o intuito de discutir as atribuições do psicólogo, dos desafios deste campo numa perspectiva histórica, atuais intervenções e novas possibilidades de atuação. O Simpósio termina amanhã, dia 10, e contará com várias mesas técnicas.

Após 30 anos, a Polícia Civil catarinense – que é pioneira na criação do cargo de Psicólogo policial em seu quadro funcional – tem, atualmente, dos 46 Psicólogos Policiais ativos, 34 atuando em Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIs), sendo que mais 34 que estão em formação e em fevereiro próximo estarão efetivamente operando no quadro da Polícia Civil. “É uma oportunidade de refletir e trocar informações referentes à atuação destas três gerações de psicólogos policiais civis, além de prestar uma homenagem aos policiais desta carreira que se destacaram nestas três décadas”, ressaltou a Psicóloga Policial Anna Silvia Raccioppi.

O Secretário Adjunto destacou, em seu discurso, o papel imprescindível dos psicólogos policiais civis, seja nas Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIs), ou nas outras áreas de ação. D’Ávila reforça que serão feitas várias discussões neste simpósio que permitirão propagar os conhecimentos, as boas práticas além de trazer novas propostas e consolidar a carreira. “Só valorizamos o que conhecemos”, acrescentou o secretário Adjunto da SSP.

Já o Delegado Geral, Artur Nitz, falou dos seus desafios como chefe da instituição é o de traçar como meta para a Acadepol não apenas a formação de novos policiais civis, mas também torná-la uma unidade de ensino que fosse capaz de atualizar constantemente os servidores da Polícia Civil. “Este simpósio é uma destas propostas, debater sobre o papel profissional dos psicólogos na instituição e refletir sobre novas possibilidades de atuação. É o momento de nos unirmos por uma Polícia Civil mais forte, sermos orgulho para a instituição que representamos, para nossos familiares e, principalmente, para a sociedade que tanto depende da nossa dedicação e da qualidade de nosso trabalho”, salientou o Delegado Geral.


Na abertura do evento, o Diretor da Acadepol, Delegado Vitor Bianco Júnior, ressaltou que no decorrer destes 30 anos, especialmente na última década, houve o crescimento e fortalecimento da carreira psicólogo policial. “Aliás, registro que o atual Governo nomeou e empossou, nada menos que 40% do efetivo previsto em lei para tal carreira, perfazendo-se o acréscimo de 67 novos psicólogos policiais”, completou o diretor.

O simpósio também servirá para comemorações, mas principalmente o debate para o futuro. “Há que se celebrar todas as contribuições dadas e que foram percebidas diretamente pela população atendida. Mas temos que ter em mente que o que define cada um é a iniciativa, a coragem de enfrentar adversidades, de colaborar criticamente na melhoria da instituição a qual pertencemos; ajudando-a a cumprir sua missão, em benefício de toda a sociedade – a quem de fato todos servimos, e por quem trabalhamos”, concluiu a Psicóloga Policial Anna Silvia Raccioppi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário