terça-feira, 15 de dezembro de 2015

153 municípios de SC têm taxa zero de homicídios

Florianópolis (15.12.2015) - Relatório organizado pela GERÊNCIA DE ESTATÍSTICA E ANÁLISE CRIMINAL da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), revela que em 153 municípios de Santa Catarina o índice de homicídios é zero. Os números são atualizados diariamente e o documento encaminhado aos gestores da SSP.

Até o dia 15 de dezembro a taxa 100 de homicídios em Santa Catarina, é de 11,4 mortos por cada grupo de 100 mil pessoas, 1,4 ponto percentual acima da faixa de normalidade preconizada pela ONU, que é que é de 10 mortos.

De acordo com o Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, “o quadro geral em Santa Catarina apresenta números bem distanciados da realidade nacional, o que tem colocado nosso Estado em permanente condição de destaque”. Ainda segundo Grubba, desde o início do segundo mandado do Governo Raimundo Colombo, temos nos preservado no final da tabela, com o melhor índice dentre os Estados da Federação, destaca o titular da SSP.

Um dos aspectos para esta redução é a ação eficiente da Polícia Civil na resolução dos casos. “O nosso Estado tem uma média, ao final dos últimos anos, em torno de 65% de resolubilidade dos casos de homicídios, enquanto a média nacional é de 22,28%. Como os autores de assassinatos normalmente não saem impunes, isso acaba sendo um fator relevante para refrear estes delitos”, apontou o Delegado Geral, Artur Nitz.

O Delegado Geral da Polícia Civil também ressaltou que há uma forte ligação entre os crimes de homicídio, tráfico de drogas e roubo. “Quando repreendemos o tráfico de drogas, o que aconteceu nos últimos anos, muitos deles acabam praticando roubo”, diz Nitz.

142 cidades com homicídios

Em outras 142 cidades houve registro de assassinatos, sendo que em 61 municípios ocorreu um homicídio neste período.  O número de homicídios vem se mantendo estável, com média mensal de 63 casos.  Em números absolutos Santa Catarina registra, de 1º de janeiro a 15 de dezembro, foram atendidas 779 ocorrências de homicídio doloso com uma taxa de resolução de 48.94%.

Os crimes ocorreram com mais intensidade na região Norte, 195 no total. Na seqüência  vem o Vale do Itajaí, com 182 registros seguido do Sul, com 129; Oeste, com 120;  Grande Florianópolis, 108 e Planalto com 45 homicídios.

Este ano publicações como a 9ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública colocam Florianópolis – com uma população de 469.690 habitantes -  como a segunda Capital do país com o menor  número de crimes violentos letais.

De acordo com os dados do Anuário, a capital catarinense registrou 16,9 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes, a menor taxa da Região Sul.  Curitiba teve 32,4 mortes por 100 mil, e Porto Alegre 40,6 mortes por 100 mil. Fortaleza é a líder do ranking, com 77,3 mortos por esses crimes a cada 100 mil habitantes, seguida por Maceió, São Luís e Natal. São Paulo tem a taxa mais baixa, de 11,4.

Além do Anuário, o Ministério da Justiça divulgou o relatório Diagnóstico dos Homicídios no Brasil: Subsídios para o Pacto Nacional pela Redução de Homicídios. Neste trabalho Santa Catarina aparece na primeira posição como estado com a menor taxa de homicídios do país por 100 mil habitantes  - são  8,7 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. .A região com a maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes do país é o Nordeste (33,76), seguida da Região Norte (31,09) e do Centro-Oeste (26,26). As regiões Sul e Sudeste apresentam as menores taxas 14,36 e 16,91, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário