terça-feira, 17 de novembro de 2015

Santa Catarina participa da Operação Integrada Brasil Seguro – Ação Fronteiras Centro/Sul

Florianópolis (17.11.2015)  –  As forças de segurança de Santa Catarina participaram de mais uma edição da Operação Brasil Integrado Ação Fronteiras Centro/Sul, deflagrada dia 5 de Novembro e encerrada no dia 6.  Está é a segunda vez que o estado participa da Operação Integrada Brasil Seguro. O objetivo foi o de combater o crimes de contrabando e descaminho.

A ação faz parte do plano estratégico do Governo Federal e visa combater o contrabando e o descaminho vindo de países fronteiriços, além do combate ao tráfico de drogas e armas e abordagens de veículos irregulares.

Em dois dias de operação, que mobilizou um efetivo de 376  agentes de segurança, foram realizados 35 bloqueios terrestres, 2225 abordagens e 1342 veículos vistoriados. Foram apreendidos ainda 2  gramas de cocaína, 4 presos autuados em flagrante. Duas pessoas foram presas com mandado de prisão em aberto, além de apreensão de 25 veículos e R$ 1.300,00 em dinheiro.

As abordagens foram feitas nos postos da PRF, PRE e em barreiras móveis distribuídas entre várias cidades do Oeste catarinense. O Centro de Comando e Inteligência funcionou na sede da Diretoria de Fronteira  (DIFron).

A operação, que aconteceu nas áreas de fronteira e que abrange 82 municípios, terminou na sexta-feira.  Em Xanxerê, a abordagem ocorreu no posto da Polícia Rodoviária Federal.

A ação faz parte do plano estratégico do governo Federal e visa combater o contrabando e o descaminho, principalmente de drogas e armas. A operação, em Santa Catarina, foi coordenada pelo delegado e diretor da DIFron, Aden Claus Ceber Pereira e o comandante da 9ª Região Policial Militar, Coronel PM Aldo Antônio dos Santos.

O helicóptero da Polícia Civil, além da abordagem de suspeitos, a ação principal é buscar por veículos que tentam desviar dessas barreiras, além de acompanhar caso alguém empreenda fuga. O Centro de Comando e Inteligência tem a sede na DIFron.


Participaram da operação em Santa Catarina a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal,  Corpo de Bombeiros Militar, e Forças Armadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário