quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Santa Catarina é escolhida para disseminar filosofia de Polícia Comunitária do Brasil

Florianópolis (21.10.2015) - Secretário César Augusto Grubba, da Segurança Pública, recebeu em audiência na tarde desta quarta-feira, 21, representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). No encontro foi anunciado que Santa Catarina está entre os oito estados escolhidos para disseminar a filosofia de Polícia Comunitária no país.  Atualmente são três estados que contribuem para difundir esta prática – São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O objetivo da visita também foi o de estabelecer parcerias por meio do Acordo de Cooperação entre Brasil Japão. Japão é considerado modelo na filosofia de policiamento comunitário.

A parceria prevê a multiplicação da polícia comunitária no Estado, utilizando o sistema Koban, e prevê cursos de capacitação no Brasil e no país asiático. O sistema Koban tem metodologia  reconhecida pela vinculação a médio e longo prazo dos policiais com as comunidades em que servem. Através da ocupação de espaços, ocorrem ações preventivas e de resolução de problemas.

No Japão, o policiamento comunitário existe há 130 anos e abrange todas as 47 províncias, através das bases de segurança comunitária e distrital, onde os policiais residem. 

Segundo Toshiki Yogo, representante da polícia japonesa, “Santa Catarina foi escolhida pela sua expertise na prática de policiamento comunitário. O Estado irá se somar aos outros e colaborar para disseminar esta filosofia em todo o território nacional”, disse Yogo.

Já o secretário, declarou ter sido uma honra a escolha de Santa Catarina para contribuir na disseminação desta filosofia. “A SSP possui em sua estrutura administrativa uma diretoria – a Diretoria de Segurança Cidadã (DSC) – que trata especificamente desta atividade de policiamento. E este intercâmbio irá melhorar ainda mais o trabalho desenvolvida pela DSC”, disse Grubba.

O aporte da JICA consistirá de assessoria técnica com  envio de peritos de curta e longa duração, de forma a auxiliar na adaptação das técnicas de policiamento comunitário e multiplicação dessa expertise no Brasil.
A Polícia Comunitária é uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona parceria entre a população e a polícia, baseada na premissa de que polícia e comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas como insegurança, criminalidade, tráfico de drogas e melhoria da qualidade de vida.

Ao final da audiência o secretário presenteou a comitiva com livros sobre artesanato catarinense e do poeta Cruz e Sousa e, em troca recebeu presentes do artesanato japonês.


Acompanharam a audiência o secretário-adjunto, delegado Aldo Pinheiro D’Avila; Diretor de Segurança Cidadã (DSC), Tenente-Coronel PM Luiz Ricardo Duarte; Diretora  de Planejamento da SSP, Régia Panceri;  Gerente de Relações Institucionais da DSC, delegada Vanessa Corbari; Capitão PM Rafael Régis de Souza; Coordenador de Projetos da Jica, Nobuyubi Kimura; representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Capitão Marcelo Nogueira da Silva, e o Policial Civil Luciano Ramos Ribeiro; Inspetor de Polícia, Koichi Maruyama, do Japão e intérpretes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário