sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Reunião define: Operação Veraneio será lançada em 16 de dezembro

O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba coordenou na tarde desta quinta-feira, 8, reunião preparatória da Operação Veraneio 2015/2016 – OV. O encontro serviu para definir a atuação das Instituições que irão participar da OV. O lançamento oficial será para o dia 16 de dezembro, na Avenida Beira Mar Continental. A parte operacional inicia em dia 22 de dezembro e vai até 29 de fevereiro de 2016.

A SSP projeta utilizar recursos na ordem de R$ 20 milhões, usados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o litoral, etapa alimentação e pagamento dos guarda vidas civis. Nesta temporada serão empregados 8 mil  profissionais da segurança pública. A OV será concluída em 3 março de 2016.

A OV inicia com ações que abrangem mais de 455 quilômetros de extensão monitorada de áreas de banho divididos em 157 praias e balneários de 37  municípios do Estado. Só o Corpo de Bombeiros Militar mobilizará um efetivo de 1.236 mil guarda-vidas civis e 188 guarda-vidas militares, espalhados em mais em 312 postos de observação no Litoral e no Interior.

Considerada a maior ação programada da Segurança Pública,, a OV consiste no planejamento e execução de serviços de atendimento aos catarinenses e aos turistas que nos visitam na alta temporada.

Na OV 2014/2015 destaque para trabalho do Corpo de Bombeiros Militar, que registrou apenas quatro mortes por afogamento em área monitorada, número quatro vezes menor do que o índice registrado na temporada 2013-2014, que registrou 18 mortes por afogamento em área monitorada.

Ainda no âmbito do trabalho do Corpo de Bombeiros, 143 pessoas vítimas de afogamento foram resgatadas com vida por ação de atendimento pré-hospitalar de bombeiros e guarda-vidas. Outras 4.065 vítimas de arrastamento no mar foram resgatadas e entregues em segurança na faixa de areia.

Participaram da reunião representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias.


Confira abaixo balanço final da OV 2014/2015

Operação Veraneio 2014/2015
Envolvidos: 8,4 mil profissionais da Segurança Pública

Instituições: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias

Principais equipamentos para pronto-atendimento: 1.680 viaturas, dois aviões e quatro helicópteros, 53 embarcações, 48 quadriciclos, dezenas de bases operacionais e centros de comando móvel, milhares de câmeras de segurança, entre outros.

Investimentos: aproximadamente R$ 26 milhões, considerando diárias de deslocamento, etapas de alimentação, combustível, manutenção e salários de profissionais.

Cronograma por instituição:

Polícia Militar: 13 de dezembro até 1º de março

Polícia Civil: 13 de dezembro até 15 de março

Corpo de Bombeiros Militar: de 1º de outubro até 15 de março e em operação até 3 de maio na pós-temporada.

A Polícia Militar atuou com reforço em 35 balneários, 22 estâncias hidrominerais e montou uma central de operações no portal de entrada de SC, em Dionísio Cerqueira. A corporação utilizou um efetivo de 5.244 policiais no Litoral.

Nas 46 cidades envolvidas, o sistema de emergência da PM registrou 7.577 ocorrências, sendo este número 14,2% menor se comparado à temporada do ano anterior.

A ação dos Bombeiros abrangeu mais de 455 quilômetros de extensão de áreas de banho. Ao todo 1,6 mil guarda-vidas foram empregados nos mais de 300 postos de observação instalados nas 157 praias e balneários que contaram com o serviço nesta edição da operação em todo o Estado.

O Corpo de Bombeiros Militar registrou apenas quatro mortes por afogamento em área monitorada, número quatro vezes menor do que o índice registrado na temporada anterior (na edição 2013-2014 foram 18 mortes por afogamento em área monitorada).

Obs.: os números não incluem os casos de óbito na pós-temporada ou fora da área monitorada.

Ainda no âmbito do trabalho do Corpo de Bombeiros, 143 pessoas vítimas de afogamento foram resgatadas com vida por ação de atendimento pré-hospitalar de bombeiros e guarda-vidas. Outras 4.065 vítimas de arrastamento no mar foram resgatadas e entregues em segurança na faixa de areia.

A Polícia Civil contou 321 policiais. Também houve constante apoio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), do Serviço Aeropolicial, das Delegacias Especializadas, da Academia de Polícia Civil e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. O Instituto Geral de Perícias (IGP) teve um efetivo de 70 profissionais, entre técnicos e peritos.

A Polícia Civil, nas cidades sedes de operação veraneio, registrou 64 mil boletins de ocorrência, autuou 8,4 mil procedimentos policiais e formalizou mais de 2,5 mil prisões e apreensões.

As demais instituições parceiras foram Marinha do Brasil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guardas Municipais e prefeituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário