sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Comissão de Leilão realiza avaliação veicular por todo o estado



Engana-se quem pensa que o trabalho da equipe da Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC é somente dentro do prédio ou no dia do evento. Aproximadamente 30 dias antes da data marcada para o certame, alguns profissionais, capacitados como avaliador veicular, deslocam-se aos municípios que compõem o leilão para fazer a avaliação dos carros e motos, dentre outros, nos depósitos de veículos retirados de circulação em Santa Catarina.

Faça chuva ou faça sol, lá estarão eles munidos das fichas com a identificação de cada item, suas respectivas fotos e espaços para anotação, além de prancheta; caneta; lupa; lanterna; luva; giz; lápis especial; pano e outras ferramentas necessárias para abrir o veículo e localizar a numeração do chassi e motor.

O trabalho consiste em checar minuciosamente cada um dos veículos selecionados para possivelmente ir à hasta pública. São checadas a autenticidade da numeração do chassi, motor e placa, que devem “bater” com os cadastrados no banco de dados estadual e na base nacional; além das condições gerais do veículo e o ano de fabricação.

Alguns critérios foram padronizados pela Comissão Estadual de Leilão, conforme tabela abaixo, porém casos específicos são analisados separadamente. Os veículos com média de 10 anos de uso, considerados conservados, têm a possibilidade de voltar a circular; os demais são leiloados para pessoas jurídicas que atuam no ramo de revenda de peças. Somente após esse trabalho de classificação é que se confirma a relação dos aptos para leilão como circular ou sucata.

Encerrados os trabalhos no pátio, as fichas são levadas para o setor e inseridas uma a uma no sistema, que, de acordo com as observações, sugere um valor inicial baseado na Tabela Fipe.No entanto, os valores podem variar de acordo com o estado geral do veículo e com a possibilidade, ou não, de aproveitamento do motor.

A partir daí cada veículo recebe uma numeração, é a chamada fase de loteamento. Esses números são repassados ao pátio, que deve fazer a marcação em cada veículo, o que facilita sua localização durante a visitação dos interessados em participar do leilão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário