sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Helicóptero da PM completa três meses de serviços, parcerias e bons resultados na Serra Catarinense

Florianópolis (02.09.2015) - Uma das principais ferramentas de segurança pública de Santa Catarina acaba de completar três meses de serviços, parcerias e bons resultados na maior região territorial do Estado. Entregue à Polícia Militar de Lages no dia 29 de maio pelo governador Raimundo Colombo, o helicóptero Águia 4 contabiliza operações de sucesso em operações policiais e de resgate, atendendo às expectativas dos órgãos envolvidos com as atividades e, principalmente, da população.


Os números positivos dos primeiros 90 dias de atuação da aeronave na Serra Catarinense foram apresentados durante um evento com autoridades e a imprensa nesta terça-feira, 1º, em Lages.
Os dados apontam que, num total de 133 horas voadas, foram atendidas 169 ocorrências, numa média superior a uma por hora. Destas, 121 foram de caráter policial e 22 foram resgates. Até o momento, foram presas 21 pessoas e socorridas outras 19 em trabalhos com a utilização do helicóptero.
“Os resultados são evidentes e os benefícios são muito grandes, pois a aeronave chega rapidamente a lugares onde não se vai por terra. Até a procura por licenças para queimadas aumentou junto à Fatma, pois a fiscalização é mais rigorosa”, diz o comandante da 5ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina, major Luiz Eduardo Ardigó da Silva.


Durante o evento foi apresentado também um vídeo com imagens e depoimentos de representantes de instituições que se utilizam do helicóptero, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental e a própria Polícia Militar.
“Esse poder de intimidação da aeronave tem contribuído muito com o policiamento, e a partir do momento em que o suspeito é avistado, fica praticamente impossível fugir do helicóptero”, destaca o comandante da Polícia Militar em Lages, tenente-coronel Leibinitz Martinez Hipólito.

Águia 4 destaca-se como ferramenta multimissão e pelo treinamento dos policiais

Viabilizado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) por meio de compensações ambientais com as Usinas Hidrelétricas Garibaldi e São Roque, num valor total de R$ 2,6 milhões, o helicóptero tem configuração vip e conta com espaços para maca, armas e equipamentos de resgates aquáticos, salvamentos em altura e combate a incêndios.

Com autonomia de combustível para três horas, atua de maneira imediata nos 18 municípios da região serrana e, sob demanda, também pode ir para o Meio-Oeste, Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina.
“Como aeronave de segurança, temos a prerrogativa legal de voar mais baixo que na aviação comercial. Nossos policiais são multimissão e passam por uma rígida seleção. Todo piloto é treinado para o gerenciamento de risco. Investimentos muito em treinamentos porque não há espaço para erros”, reforça o comandante do Batalhão de Aviação da PMSC, tenente-coronel Valdoney Sérgio Rohling.
A aeronave é usada em ocorrências de grande vulto, escolta em grandes transferências de detentos e operações pente-fino em presídios, perseguições a veículos em fuga, fiscalizações ambientais, socorros a vítimas de acidentes, treinamentos dos policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) e transportes intra-hospitalares e de tropas especializadas. No caso da Serra Catarinense, maior região territorial do Estado, a atuação do Águia 4 é ainda mais marcante.
“É uma ferramenta extraordinária que vem fazendo um grande trabalho e nos dá tranquilidade”, enaltece o comandante do Corpo de Bombeiros de Lages, tenente-coronel João Valério Borges.
“O Águia 4 otimizou o tempo-resposta e reduziu o tempo de chegada da equipe de saúde até o paciente em estado grave”, completa a coordenadora médica do Samu em Lages, Ellen Netto.

Governo de SC investe em segurança pública na Serra Catarinense

Além do helicóptero que coloca a Serra Catarinense como uma das poucas regiões do Brasil a contar com tão importante dispositivo, o Governo do Estado realiza outras ações em segurança pública na região.
Nos próximos meses devem entrar em funcionamento 50 novas câmeras de vigilância em Lages, ampliando de 37 para 87 o total na cidade. O investimento é de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

“Temos um compromisso muito sério com a segurança pública, e é uma determinação do governador Raimundo Colombo investir forte em efetivo, inteligência e tecnologia para garantir o merecido e necessário conforto e o bem-estar da nossa população”, conclui o secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário