segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Investimentos em Segurança Pública garantem mais integração no combate à criminalidade em SC


complexo de seguranca publica 20150126 1978001057 tratada 1



Uma nova sede própria que vai unir os diferentes órgãos do setor, reforço no efetivo, investimentos em equipamentos e renovação das viaturas são algumas das ações da Secretaria de Estado da Segurança Pública que estão permitindo uma maior integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Geral de Perícias (IGP) no combate à criminalidade em Santa Catarina.



O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, destaca o papel que a nova sede da SSP terá neste processo de integração. O complexo será inaugurado em 2016, na Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis. Dois blocos já foram levantados e o terceiro está sendo erguido. São 30 mil metros quadrados de área construída, ao custo de R$ 80 milhões. O prédio abrigará os comandos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Detran. Atualmente, a administração da Segurança Pública está espalhada por 19 pontos na Capital, o que compromete a integração das ações, a comunicação entre as instituições e o atendimento à comunidade.



formatura pm - florianopolis 20150410 1624850535 tratada 2



“No próximo ano, a secretaria poderá mudar toda sua estrutura administrativa para o novo complexo. Além da economia para o Estado em recursos financeiros (a SSP gasta atualmente cerca de R$ 500 mil por mês em aluguéis dos órgãos administrativos), vamos ter uma maior integração, pois hoje os órgãos estão espalhados, distantes uns dos outros. Essa integração vai permitir respostas mais ágeis, em tempo real. A meta é uma resposta ainda mais efetiva ao combate da criminalidade”, explica o secretário. Essa integração também já tem sido trabalhada em forças-tarefas realizadas recentemente, como as ocorridas em Chapecó, Criciúma e em Joinville.
 

O reforço dos efetivos dos diferentes órgãos é outra frente de trabalho. “Nunca na história de Santa Catarina se nomeou em um governo tantas pessoas na área da Segurança Pública como agora. Mas ainda há uma carência muito grande pois muitos profissionais foram para a reserva remunerada ou requereram aposentadoria porque a tropa estava envelhecida”, explica Grubba. O secretário lembra que, desde 2011, foram nomeados 5081 profissionais para PM, PC, Corpo de Bombeiros e IGP.
 

Atualmente, há um processo em andamento na PM para a inclusão de cerca de 650 novos policiais militares (o processo está na sexta fase do concurso, com previsão de término até outubro). E já foi concluído o processo de concurso público para a PC para a inclusão de delegados, agentes, escrivães e psicólogos. “O processo está no grupo gestor do Governo do Estado. Tão logo seja possível pela lei de responsabilidade fiscal, iremos realizar a nomeação destes novos profissionais”, acrescenta Grubba. Paralelamente às novas nomeações, ano a ano a SSP tem garantido a promoção de profissionais nas diferentes corporações. Hoje, o efetivo da PM é de aproximadamente 11 mil profissionais, e o da PC é de 3,3 mil. O secretário Grubba ressalta que a distribuição dos efetivos para todas as cidades catarinenses seguem critérios essencialmente técnicos, como população e índices de criminalidade.
 



mafra - central de videomonitoramento 20150123 1331792723 tratada 4



Tecnologia
“Não adianta termos efetivos se não temos os instrumentos necessários para que estes profissionais trabalhem de forma condizente e segura no combate à criminalidade. E também não adianta termos apenas equipamentos. É preciso uma união de esforços nestas duas frentes”, afirma o secretário Grubba, ressaltando a preocupação da SSP com as duas demandas.



Grubba destaca os investimentos com câmeras de videomonitoramento, equipamentos que inibem a prática criminosa e agilizam o tempo de resposta no atendimento às ocorrências. Elas são instaladas principalmente em locais com grande movimentação de pessoas, como praças, próximas a agências bancárias e escolas. As imagens são compartilhadas com a Polícia Civil, o que facilita o trabalho de investigação e de identificação de criminosos. “Nós vamos terminar 2015 com mais de metade dos municípios de SC com cobertura por câmeras de monitoramento.


São cerca de 2,5 mil novas câmeras em mais de 150 cidades, um reforço ao policiamento preventivo, repreensivo e investigativo da PM e da PC”, aponta Grubba. E a SSP também está investindo na compra de equipamentos como de kits de proteção individual e armamentos. Na parte de mobilidade, desde 2011, já foram entregues mais de 2,5 mil novas viaturas para PM, PC, Bombeiros, IGP e Detran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário