quarta-feira, 22 de julho de 2015

SSP recebe em audiência comitiva de vereadores de Joinville



Audiencia Joinville 0019 tratada 1


Florianópolis (22.07.2015) – O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, recebeu em audiência, na tarde desta quarta-feira (22), comitiva de vereadores de Joinville para tratar de investimentos e projetos na cidade. Um dos pontos tratados foi o reforço do efetivo policial e o aumento da criminalidade. Joinville contabiliza desde o dia 1º de janeiro até 22 de julho, um total de 55 homicídios e sua taxa 100 indica 10,5 mortos por cada grupo de 100 mil habitantes.

 
Sobre efetivo, o secretário lembrou que o contingente da Polícia Civil em Joinville recebeu reforço com a nomeação de 159 policiais., aprovados no concurso público de 2010. Houve aumento também no número de delegados, escrivães e agentes. “Não é o efetivo ideal, mas não houve redução”, esclareceu.
 


Audiencia Joinville 010 tratada 2



Sobre a nomeação dos aprovados do concurso público de 2014, Grubba disse que os números dificultam o chamamento dos aprovados, mas assim que a situação financeira permitir eles serão convocados. “Além do impedimento imposto por termos extrapolado o limite legal da lei de Responsabilidade Fiscal com o pagamento da folha dos servidores, temos o impedimento real de caixa”, esclareceu o secretário. Já o delegado Geral garantiu que tão logo isso ocorra, e dependendo do número de candidatos a serem chamados, Joinville receberá o maior contingente.


Outro assunto em pauta foi do projeto que prevê a contratação de agentes temporários, a exemplo do que já acontece na Polícia Militar, para atuação em delegacias de polícia. “Este projeto permitiria liberar o policial para a sua missão principal, que é de investigar”, disse o Delegado Geral da Polícia Civil, Artur Nitz. No entanto, para aplicação desta fórmula, há necessidade de legislação estadual. Segundo Nitz, um esboço deste projeto está em análise na Secretaria da Administração.



Audiencia Joinville 014 tratada 3



Sobre a possibilidade de fechamento de delegacias em Joinville, o Delegado Geral explicou que foi mal interpretado. “Minha ideia é criar de quatro a cinco delegacias fortes, nas zonas Sul, Norte, Leste , Oeste e Centro, todas com equipes de investigação. Desta forma daremos uma resposta aos crimes e evitaremos a impunidade”, disse.
 

Já o Comandante Geral da PM, Coronel Paulo Henrique Hemm, disse que a Polícia Militar está atenta e falou sobre a força tarefa em atuação na cidade. Falou ainda dos números 2014. Em um ano, segundo o Comandante, foram mais de 1,7 milhão de chamadas, 47 mil prisões e 12 toneladas de drogas apreendias. Segundo o Coronel, um dos projetos em análise é a criação, em Joinville, de uma extensão da Academia da PM para atender parte dos 658 candidatos que passarão por treinamento no Centro de Ensino da PM, em Florianópolis.


Participaram da audiência o secretário-adjunto da SSP, delegado Aldo Pinheiro D’Ávila; Delegado Geral-adjunto, Marcos Ghizzoni; deputados Darci de Matos e Kennedy Nunes, Rodrigo Fachinni, presidente da Câmara de Vereadores de Joinville e mais 12 vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário