sexta-feira, 24 de julho de 2015

Ministro da Justiça diz que SC é modelo de Segurança Pública para o País



Visita Ministro da justiça 24-07-2015 016 tratada 1



Florianópolis (24.07.2015) – O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, disse nesta sexta-feira (24) que Santa Catarina é referência de bons projetos na área da Segurança Pública para o país. A afirmação foi feita em reunião de trabalho com o secretário-Adjunto da Segurança Pública, delegado Aldo Pinheiro D’Ávila; Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Paulo Henrique Hemm, e Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil, Marcos Ghizoni. O ministro estava acompanhado da Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki e do Diretor de Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública, Rogério Carneiro.
 


Neste sábado, 25, o ministro entrega equipamentos eletrônicos de investigação, adquiridos por meio do convênio com a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) no âmbito do programa Enafron (Estratégia Nacional de Fronteiras). Na ocasião também será apresentado á imprensa uma simulação do projeto PMSC Móbile. O evento está marcado para ás 10 horas na sede da DEIC, no bairro do Estreito (veja abaixo).
 


Na reunião o ministro destacou o modelo de segurança integrada feita em Santa Catarina que ele pretende replicar para todo o país. “Além de apresentar as menores taxas de homicídios, Santa Catarina possui as melhores taxas de resolução de crimes graves”, disse Cardoso.

 


Visita Ministro da justiça 24-07-2015 011 tratada 2
 



O ministro também ficou entusiasmado com o projeto PMSC Mobile, um aplicativo desenvolvido pela Polícia Militar, em parceria com a SSP e a Companhia de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina – CIASC, que busca aperfeiçoar o policiamento motorizado, em viaturas equipadas com o kit de tecnologia móvel e embarcada. Cada unidade é composta por um tablet e uma impressora térmica portátil, adaptados ao veículo.
 

A ideia, segundo Cardoso, é acoplar esta tecnologia ao Sinesp, o sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e Drogas. Para tanto, ele designou a secretária Regina Miki para que inicie contatos com os gestores para expandir este projeto a outros estados da federação. “Santa Catarina é uma referência para o país e precisamos copiar idéias que deram certo”, afirmou o ministro.
 


Na reunião também foram tratados de projetos do governo Federal nos quais SC mantêm convênios como, por exemplo, o sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e Drogas (SINESP); Estratégia Nacional de Fronteiras (Enafron); Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), e Pacto Nacional de Redução de Homicídios.
 



Visita Ministro da justiça 24-07-2015 023 tratada 3

 


A soma dos convênios do Ministério da Justiça com a Secretaria da Segurança Pública ultrapassa os R$ 37 milhões, e somente em entrega de equipamentos eletrônicos de investigação este valor chega a R$ 2,183 milhões.



Sobre este último a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, disse que a proposta é reunir ações operacionais e preventivas, típicas de cada estado, para elaborar um grande programa nacional de combate aos homicídios e demais crimes violentos. “Precisamos definir um cenário juntos, com ações efetivas para a redução dos crimes violentos no Brasil”, destacou Regina Miki.
 


De acordo com o secretário adjunto, Santa Catarina é o Estado com a menor taxa de homicídios no país, por cada grupo de 100 mil habitantes, registrando 11,9 homicídios (um dos principais medidores de violência pelo mundo), de acordo com o “Mapa da Violência 2014. Os Jovens do Brasil” – dados referentes a 2012. Esta taxa é menor que a média nacional, de 29 homicídios para cada 100 mil habitantes, conforme este estudo.


“Nossa meta - destaca o delegado Aldo Pinheiro D’Ávila - é o de preservar a curva descendente de redução das taxas de homicídios no Estado”.
Participaram da reunião diretores , gerentes e técnico da SSP.

 


Visita Ministro da justiça 24-07-2015 045 tratada 4





COLETIVA
Às 10 horas, o ministro concede entrevista coletiva à imprensa sede da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), na Rua Tijucas, 72, bairro Estreito.
Fpolis, 24. 07.2015
AI/SSP
Informações adicionais: Jornalista João Carlos Mendonça Santos; fones 48.3251.1116/3251.1117/8843.7615; e-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br
e Isabel Muniz Corradini; Assessoria de Imprensa; Polícia Civil de Santa Catarina (48) 36642313/ (48) 91752336

Nenhum comentário:

Postar um comentário