quinta-feira, 23 de julho de 2015

Base do Corpo de Bombeiros na área industrial de Lages volta a atender a comunidade


SDR Lages Corpo de Bombeiros Área industrial de Lages Foto Maria Clara Q  tratada 1




Florianópolis (23.07.2015) - Outra importante ação em benefício da segurança pública foi realizada pelo governo do Estado na Serra Catarinense. Fechado em novembro de 2013 por causa da aposentadoria de alguns profissionais e da transferência de outros, o posto avançado do Corpo de Bombeiros na área industrial de Lages está novamente na ativa.

A reabertura do local, às margens da BR-116, ao lado do complexo que abriga também uma base da Polícia Militar e a 3ª Delegacia da Polícia Civil, na parte alta da cidade, ocorreu no início de junho deste ano durante a 27ª Festa Nacional do Pinhão.

Para isso, foram realizadas reformas como a troca do piso, a instalação de portas automáticas e a construção de alojamentos para os bombeiros. A base conta ainda com uma central de operações que dispõe dos devidos equipamentos para uma comunicação eficiente, além de uma ambulância e um caminhão para resgates e combate a incêndios.

Apesar de atender menos casos que as equipes lotadas na sede do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, no bairro São Cristóvão, o posto avançado da BR-116 fica em uma posição estratégica, pois é acionado para os episódios na parte alta da cidade, distante do quartel, o que garante uma rápida resposta às ocorrências.


Investimentos na Polícia Militar ampliam a segurança da população

 Além da reabertura do posto avançado do Corpo de Bombeiros, outros dois importantes investimentos foram feitos pelo governo do Estado em segurança pública na Serra Catarinense só neste ano. No fim de maio, a Polícia Militar recebeu o helicóptero Águia 4, disponibilizado por meio de uma compensação ambiental entre duas empresas do ramo hidrelétrico e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), num investimento de R$ 2,7 milhões.

A aeronave, sediada na recém-inaugurada 5ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, no aeroporto de Lages, atua nos 18 municípios da Amures em ocorrências como perseguições a veículos em fuga, fiscalizações ambientais, socorros a vítimas de acidentes, transportes intra-hospitalares e de tropas especializadas.

Outra grande ação é a ampliação do sistema de videomonitoramento urbano de Lages. A cidade receberá 50 novas câmeras de vigilância, num investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão do governo do Estado. Assim, com os 37 aparelhos já existentes, serão 87 em vários pontos da cidade. As novas centrais devem ser instaladas na base da PM do calçadão da praça João Costa, no centro, e no antigo posto de informações turísticas localizado na avenida Duque de Caxias, ao lado do viaduto da BR-282, no bairro Frei Rogério, reforçando a segurança nos bairros Conta Dinheiro, Passo Fundo, Gethal, Guarujá e arredores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário