quinta-feira, 9 de abril de 2015

Polícia Civil conclui concurso público para Delegados de Polícia e Agentes de Polícia Civil

Florianópolis (09.04.2015) -  Nesta quinta-feira, 9, foi concluído o Concurso da Polícia Civil com a entrega por parte da Acafe – instituição contratada para a execução do exame –  ao Delegado Geral, Artur Nitz, da lista da classificação final dos candidatos a Delegados de Polícia Substitutos e Agentes de Polícia Civil, cujo edital prevê, respectivamente, 66  e 340 vagas. Quase 32 mil candidatos se inscreveram, considerando-se as duas carreiras.

Foram aprovados no concurso 784 candidatos para Agentes de Polícia Civil (considerando os sub judices) e 198 candidatos para Delegados de Polícia Substitutos (considerando os sub judices), que estão aptos a ser chamados durante os dois anos de validade dos dois editais. “A previsão são 406 vagas, mas há possibilidade de aproveitamento dos demais aprovados”, ressalta o Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil, Marcos Flavio Ghizoni Junior.

Nesta tarde, as listas dos aprovados irão para homologação do Secretário de Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, e, posteriormente, ao Governo do Estado para nomeação.

Participaram do ato: o Delegado Geral, Artur Nitz; o Delegado Geral Adjunto, Marcos Flávio Ghizoni Júnior; o Secretário Executivo da Acafe, Paulo Ivo Koehntopp; a coordenadora de concursos da Acafe, Lucimara Marin; e o Gerente de Recrutamento e Seleção da Polícia Civil de Santa Catarina, Júlio Cesar Saldanha Gonçalves.

Sobre o concurso
Os editais foram publicados no Diário Oficial em maio de 2014, com as inscrições para as duas carreiras determinadas no interstício de 28 de maio e foram até 26 de junho de 2014. Para Agentes de Polícia Civil, 20.943 pessoas se inscreveram, enquanto para Delegados de Polícia Substitutos foram 10.787 candidatos inscritos.

As provas objetivas iniciaram em 20 de julho e 3 de agosto para os cargos de Delegado de Polícia Civil Substituto e Agente de Polícia Civil, respectivamente, e foram realizadas nas cidades de Chapecó, Criciúma, Grande Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão.

A prova para Delegado teve oito fases. As maiores mudanças foram na prova objetiva em que foi composta por 120 questões, tendo cinco questões assertivas. Também houve a prova dissertativa, com três questões teóricas e uma peça profissional.

Na primeira fase do concurso de Delegados (prova objetiva), havia uma cláusula de barreira no edital, de modo que somente fariam a prova dissertativa (segunda fase) os 500 primeiros classificados. Dentre estes 500 candidatos, 244 conseguiram a nota mínima para passar à próxima fase: prova de capacidade física. Para a avaliação de aptidão psicológica, restou 222. No final das oito fases, que ainda passou por investigação social, prova oral, exame toxicológico e avaliação de títulos, o número de aprovados consistiu em 199, incluindo pessoas sub judice.  

Outra mudança na carreira de Delegado de Polícia Substituto foi a inserção de fase da avaliação de títulos e exercício de atividades afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário