quinta-feira, 9 de abril de 2015

IGP integra Banco de Perfis Genéticos e atualiza CODIS em Santa Catarina

Florianópolis (09.04.2015) - O Instituto Geral de Perícias (IGP), como órgão oficial responsável pelo gerenciamento dos      bancos de dados de perfis genéticos no Estado de Santa Catarina, conforme a Lei Federal no 12.654, de 28 de maio de 2012, integra a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG). A RIBPG se originou da iniciativa conjunta do Ministério da Justiça e das Secretarias de Segurança Pública Estaduais e tem por objetivo propiciar o intercâmbio de perfis genéticos de interesse da Justiça, obtidos em laboratórios de perícia oficial. Desta forma, a RIBPG destina-se a subsidiar a apuração criminal e a identificação de pessoas desaparecidas.


A RIBPG foi concebida em 2009, prevendo a adesão das diversas Unidades da Federação por meio de Acordos de Cooperação Técnica, sendo formalizada por meio do Decreto nº 7.950, de 12 de março de 2013. Em novembro de 2014, segundo “RELATÓRIO DA REDE INTEGRADA DE BANCOS DE PERFIS GENÉTICOS”, participavam efetivamente da RIBPG, 15 (quinze) laboratórios estaduais e 1 (um) laboratório federal.

 
Foto IGP 09-04-15 tratada 2



Em Santa Catarina, no mês de março, houve a atualização do programa de computador CODIS (Combined DNA Index System) para a sua sétima versão. O CODIS foi desenvolvido pelo FBI (Federal Bureau of Investigation) para realizar o gerenciamento de perfis genéticos.
 

Após a implementação da última versão do CODIS, o próximo passo será a inserção de perfis genéticos relacionados às pessoas desaparecidas e aos restos mortais não identificados. Essa etapa já está em andamento e conta com a colaboração do Delegado Vanderlei Redondo, responsável pela Delegacia de Desaparecidos.

 
Paralelamente, o IGP também está em negociação com outros órgãos da administração pública para que futuramente os perfis genéticos de condenados por crimes hediondos ou por crime praticado, dolosamente, com violência de natureza grave contra pessoa, também passem a ser inseridos no Banco de Perfis Genéticos, conforme determinação expressa na da Lei no 12.654.

 
O IGP conta com o integral apoio do Governo do Estado, através do Secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, o qual não tem medido esforços para a aquisição de insumos de alto custo, imprescindíveis para o andamento do projeto. 

 
Por fim é importante ressaltar que a base de perfis genéticos relacionadas à área criminal (perfis genéticos de condenados e perfis genéticos de vestígios relacionados à cena do crime) e a base de perfis genéticos relacionados às pessoas desaparecidas (perfis genéticos de familiares de desaparecidos) não serão pesquisadas entre si, apesar de ambas serem gerenciadas pelo CODIS v.7. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário