quarta-feira, 4 de março de 2015

PM apresenta nova modalidade de policiamento com motocicletas

Florianópolis, 03/03/15 - Nesta manhã (03), o secretário de Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, acompanhado do comandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, do subcomandante-geral, coronel João Henrique Silva, e oficiais comandantes de Unidades da Grande Florianópolis, acompanhou uma demonstração da nova modalidade de policiamento com motocicletas da Polícia Militar de Santa Catarina.


Visando incrementar as ações policiais militares em busca da redução do tempo de pronta resposta a população, o Comando Geral da PM criou através da Portaria 114, de 04 de fevereiro de 2015, a Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam).


O policiamento consiste no emprego de policiais militares devidamente treinados para o uso eficiente e seguro de motocicletas em ações policiais. A Rocam tem como missão apoiar as Unidades Policiais Militares de área nas atividades de policiamento ostensivo, principalmente em áreas com maiores índices de criminalidade, além de atividades de Operações de Polícia Militar de Choque e escoltas motorizadas.


Os policiais selecionados para compor a Rocam foram submetidos a longas horas de treinamento de táticas e técnicas policiais, pilotagens de alto risco e moto patrulhamento, e agora estão prontos para o cumprimento de suas missões.


O conceito catarinense de emprego da Rocam foi construído a partir das experiências e boas práticas de instituições policiais militares que já executam a atividade, nas quais, oficiais da PMSC realizaram cursos de especialização.


O major Maurício Gonçalves Viríssimo, realizou curso no Grupo Tático de Ações Motociclísticas (GTAM) em 2009, no Distrito Federal, e o 1º tenente Carlos Alexandre da Silva, se formou no Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO) em 2014, em Goiás.


Os dois oficiais selecionaram e capacitaram os policiais militares da Rocam, e agora são responsáveis pela operacionalização e controle do grupo, formado por 15 policiais militares, que está sob a coordenação do Comando do Grupamento de Choque da Polícia Militar de Santa Catarina.


A partir de agora, a sociedade catarinense passará a observar a execução de policiamentos onde, três ou quatro motocicletas, utilizadas por quatro ou cinco policiais militares, atuarão de forma integrada no atendimento de ocorrências e na execução de operações policiais militares.


Diante do atual cenário de mobilidade urbana nos grandes centros populacionais, como é o caso da Grande Florianópolis, o emprego de policiais militares com motocicletas tem assumido um importante papel na prestação de serviços de segurança pública, e com esse novo formato de policiamento a PM pretende prestar um serviço ainda mais eficiente em prol da sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário