quarta-feira, 25 de março de 2015

Operação Veraneio encerra com número de mortes por afogamento menor que na temporada anterior


PDF Imprimir E-mail Editar
operacao veraneio e complexo dos bombeiros 20150325 1439411963 tratada 1




 Florianópolis (25.03.2015) - A Operação Veraneio 2014/2015 foi considerada o melhor dos últimos anos pelo Governo do Estado. Os dados foram apresentados pelo governador Raimundo Colombo, nesta quarta-feira, 25, em Florianópolis, conforme relatórios das secretarias da Segurança Pública, do Turismo, Cultura e Esporte, Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e Santa Catarina Turismo (Santur).  Na ocasião, Colombo ainda inaugurou a piscina semi-olímpica dos Bombeiros, na Trindade, em Florianópolis.



 “Parabenizo e agradeço o empenho e desempenho de todos que contribuíram para que Santa Catarina apresente os melhores índices na Operação Veraneio. Hoje, 12% da nossa economia é decorrente do turismo, um vetor importante para o nosso desenvolvimento”, disse Colombo.




DSCF3248 tratada 2



A operação buscou garantir a segurança e tranquilidade dos catarinenses e turistas que visitaram o Litoral e balneários de Santa Catarina. O trabalho da Segurança Pública (SSP) envolveu 8,4 mil profissionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. Os investimentos foram de aproximadamente R$ 26 milhões, considerando diárias de deslocamento, etapas de alimentação, combustível, manutenção e salários de profissionais.


 O secretário da SSP, César Augusto Grubba, informou que a operação foi muito bem instrumentalizada e atingiu os objetivos propostos desde o inicio das ações. “Investimos em novos equipamentos, viaturas, tecnologias e distribuição de novos efetivos e guarda-vidas civis. Entregamos à sociedade catarinense e aos nossos visitantes os melhores recursos de que dispomos para que tivessem uma experiência de valor marcante e positiva. Reconhecemos e agradecemos o trabalho de todos”.



Dentre os destaques da operação está o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar, que registrou apenas quatro mortes por afogamento em área monitorada, número quatro vezes menor do que o índice registrado na temporada anterior (na edição 2013-2014, foram 18 mortes por afogamento em área monitorada).



Ainda no âmbito do trabalho do Corpo de Bombeiros, 143 pessoas vítimas de afogamento foram resgatadas com vida por ação de atendimento pré-hospitalar de bombeiros e guarda-vidas. Outras 4.065 vítimas de arrastamento no mar foram resgatadas e entregues em segurança na faixa de areia.



“A cada ano, buscamos ampliar a área monitorada em todo o Estado. Nos últimos anos, recebemos aportes importantes do Governo do Estado que nos permitiram ir além, preservando um número ainda maior de vidas. O serviço de Salvamento Aquático faz toda a diferença”, destacou o comandante-geral do CBMSC, coronel BM Onir Mocellin.



Durante a solenidade o governador inaugurou a piscina semi-olímpica do Centro de Ensino Bombeiro Militar, onde serão realizados os treinamentos de guarda-vidas e bombeiros.





operacao veraneio e complexo dos bombeiros 20150325 2033366585 tratada 5




Também foram homenageados 19 profissionais da Segurança Pública que se destacaram durante a Operação Veraneio. Foram seis policiais militares, seis policiais civis, seis bombeiros militares e um servidor do Instituto geral de Perícias. Todos receberam o diploma Destaque da Polícia Veraneio por participação em ocorrências de destaque durante a temporada.




 Operação Veraneio 2014/2015



Envolvidos: 8,4 mil profissionais da Segurança Pública
Instituições: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias

 
Principais equipamentos para pronto-atendimento: 1.680 viaturas, dois aviões e quatro helicópteros, 53 embarcações, 48 quadriciclos, dezenas de bases operacionais e centros de comando móvel, milhares de câmeras de segurança, entre outros.

Investimentos: aproximadamente R$ 26 milhões, considerando diárias de deslocamento, etapas de alimentação, combustível, manutenção e salários de profissionais.

 
Cronograma por instituição:
Polícia Militar: 13 de dezembro até 1º de março
Polícia Civil: 13 de dezembro até 15 de março
Corpo de Bombeiros Militar: de 1º de outubro até 15 de março e em operação até 3 de maio na pós-temporada

A Polícia Militar atuou com reforço em 35 balneários, 22 estâncias hidrominerais e montou uma central de operações no portal de entrada de SC, em Dionísio Cerqueira. A corporação utilizou um efetivo de 5.244 policiais no Litoral.

  
Nas 46 cidades envolvidas, o sistema de emergência da PM registrou 7.577 ocorrências, sendo este número 14,2% menor se comparado à temporada do ano anterior.


A ação dos Bombeiros abrangeu mais de 455 quilômetros de extensão de áreas de banho. Ao todo 1,6 mil guarda-vidas foram empregados nos mais de 300 postos de observação instalados nas 157 praias e balneários que contaram com o serviço nesta edição da operação em todo o Estado. 


O Corpo de Bombeiros Militar registrou apenas quatro mortes por afogamento em área monitorada, número quatro vezes menor do que o índice registrado na temporada anterior (na edição 2013-2014 foram 18 mortes por afogamento em área monitorada).

 
Obs.: os números não incluem os casos de óbito na pós-temporada ou fora da área monitorada.
 

Ainda no âmbito do trabalho do Corpo de Bombeiros, 143 pessoas vítimas de afogamento foram resgatadas com vida por ação de atendimento pré-hospitalar de bombeiros e guarda-vidas. Outras 4.065 vítimas de arrastamento no mar foram resgatadas e entregues em segurança na faixa de areia.
 


A Polícia Civil contou 321 policiais. Também houve constante apoio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), da Coordenadoria de Operações Policiais Especiais (COPE), do Serviço Aeropolicial, das Delegacias Especializadas, da Academia de Polícia Civil e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. O Instituto Geral de Perícias (IGP) teve um efetivo de 70 profissionais, entre técnicos e peritos.

 
A Polícia Civil, nas cidades sedes de operação veraneio, registrou 64 mil boletins de ocorrência, autuou 8,4 mil procedimentos policiais e formalizou mais de 2,5 mil prisões e apreensões.


 As demais instituições parceiras foram Marinha do Brasil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guardas Municipais e prefeituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário