terça-feira, 10 de março de 2015

Capital: alunos soldados PM participam de instrução de direção defensiva policial


Visando a segurança dos policiais e de terceiros, os alunos soldados do Curso de Formação de Soldados (CFSd) da Polícia Militar de Santa Catarina, que estão em formação no Centro de Ensino da PM, realizaram na tarde de segunda-feira (09), na Costeira, aula prática de Direção Defensiva Policial (DDP). Na instrução, os futuros soldados vivem na pista de testes situações bem próximas a realidade, e são obrigados a redobrar a atenção, assim como é feito na rua.
  
A disciplina é ministrada no terceiro módulo do curso, e tem carga horária de 30 horas/aula, sendo 15 horas/aula teóricas e 15 práticas. Os instrutores são os sargentos Carlos Henrique Vieira, Rafael Ledenir Bernardo, e os soldados Maycom Quinot Carvalho e Rodolpho de Souza Gouveia, que repassam aos alunos técnicas de direção utilizadas pelo mundo afora, e isso vem tornando a PMSC referência no Brasil e fora dele em treinamentos técnicos e táticos para deslocamentos.

No decorrer da instrução, os alunos aprendem desde a manutenção preventiva da viatura, visando à redução de gastos com manutenção, até a calibragem correta dos pneus. Além disso, são repassadas técnicas para dirigibilidade em áreas alagadas, aquaplanagem, saídas em curva, entre outros, e ainda é ressaltado o respeito à sinalização e as leis de trânsito.

 O uso do cinto de segurança também é abordado, já que a utilização do equipamento de segurança pelos policiais ainda é um paradigma a ser quebrado, mas que somado aos equipamentos de segurança do veículo, diminuem os riscos de lesões e morte do policial, consequentemente as baixas de serviço e gastos com saúde do servidor. Então, através de técnicas israelenses de colocação e retirada do cinto, os futuros soldados aprendem a usar o equipamento até o mais próximo possível do local da ocorrência.

Os alunos ainda aprendem diversas técnicas para o aumento da segurança, como a utilização dos faróis em qualquer deslocamento tendo sempre o intuito de ver e ser visto na via, a importância do sistema de freios com ABS, dos Air Bags além dos perigos em, por exemplo, deixar objetos soltos no painel podendo ser projetados contra o policial em uma colisão em que seja acionado o Air Bag.

De acordo com os instrutores, com treinamentos intensos, ganha a PMSC e também a população, com vias mais seguras e policiais mais técnicos ao volante. Enfim, o investimento no treinamento do policial torna a corporação referência e diminui os custos para o estado, população e para o policial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário