quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Operação Alegria da PM garantiu a segurança nas festas de Carnaval

Florianópolis, 18/02/15 - A Polícia Militar encerrou nesta manhã (18), a Operação Alegria, desencadeada em todo o Estado no último dia 13, com o objetivo de dar segurança e proteção aos cidadãos que participaram das festas de Carnaval, e também aquelas pessoas que preferiram o sossego e a tranquilidade do feriado. Foram empenhados nas ações mais de seis mil policiais militares, envolvendo todas as Unidades e modalidades de policiamento, visando dar ampla segurança a toda população e aos turistas que visitaram Santa Catarina.
   
Durante a operação, a PM atendeu 300 ocorrências. Os destaques foram as apreensões de drogas e metanfetaminas, ocorrências de perturbação do sossego alheio e vias de fato. A PM ainda apreendeu oito armas de fogo e oito armas brancas, efetuou 60 prisões em flagrante e lavrou 63 termos circunstanciados.
  
 Um dos destaques no trabalho policial foi a captura de um dos foragidos da Penitenciária da Capital, na segunda-feira (16). Por volta das 19h, em Campinas, São José, a guarnição do policiamento ostensivo empregada no evento de carnaval percebeu um individuo em atitude suspeita. O homem foi abordado, e ao consultar seu nome junto ao sistema de informações, os policiais constataram que se tratava de Rodrigo Alves, um dos foragidos da Penitenciaria de Florianópolis, que havia fugido do estabelecimento penal da capital durante a madrugada. Durante o mesmo evento, os policiais localizaram outro homem foragido da Justiça, Ezequias Emiliano, 24 anos, em seu desfavor havia mandado de prisão proveniente da Comarca de Itajaí.



Fotos Carnaval 120 tratada 1

  
  
Já em Laguna, no sábado, após uma tentativa de homicídio, a Polícia Militar apreendeu um adolescente de 16 anos com duas armas de fogo, um revólver calibre 38 com quatro munições deflagradas e uma intacta, e um revólver calibre 32 com uma munição intacta e duas deflagradas. O menor infrator confessou ter alvejado a vítima, um jovem de 24 anos, que foi conduzido por populares para o hospital, e não corre risco de morte.


Em Navegantes, no início da madruga de terça-feira, houve confronto entre policiais militares e foliões que passaram a depredar lojas e patrimônio públicos ao final da festa. Diante da atitude dos foliões, que além de causarem danos em placas de sinalização, telefones públicos, vidros de estabelecimentos comerciais e veículos, também investiram contra os policiais militares em serviço com pedras e garrafasHouve a necessidade da PM usar agentes químicos e munição menos letal para conter o tumulto.

  
Nesta madruga, em Joaçaba, a PM também teve que usar munição de elastômero, Taser e spray de pimenta para conter uma rixa envolvendo vários homens. O fato aconteceu nas proximidades da Ponte Emílio Baungarten, que liga o município a Herval D’ Oeste. Os grupos entraram em confronto e usaram pedras e pedaços de madeira, então houve a necessidade da intervenção policial, em razão da quebra da ordem pública.

  
A operação foi considerada tranquila no Estado, já que na grande maioria das cidades que realizaram festas de Carnaval, os eventos transcorreram com muita alegria e segurança. O Comando Geral destaca que o empenho e profissionalismo dos policiais militares da Corporação foram fundamentais para o resultado positivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário