quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Coronel BM Onir Mocellin assume Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC

Florianópolis (13.01.2015) - O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina está sob novo comando. Em solenidade realizada nesta segunda-feira, 12, em Florianópolis o Coronel BM Onir Mocellin assumiu o posto maior da Corporação em substituição ao Coronel BM Marcos de Oliveira, que desempenhava a função desde agosto de 2012.

O comandante substituído deixa o cargo após dois anos e quatro meses e entra para a história da instituição como gestor exemplar, colecionando avanços para a Corporação como um todo. Os traços de sua personalidade diplomática o permitiram dar continuidade ao processo de expansão das unidades do CBMSC e, ao mesmo tempo, conquistar melhorias efetivas nos campos técnico e operacional.

A cerimônia na Capital foi prestigiada pelo governador Raimundo Colombo, secretários de Estado, comandantes de unidades das Forças Armadas em Santa Catarina, além de militares estaduais e convidados.

O ato de passagem de comando, carregado de simbologia, foi presidido pelo governador Raimundo Colombo. Nele, o Coronel BM Onir Mocelin recebeu a espada símbolo do maior posto da Corporação, do comandante substituído, Coronel BM Marcos de Oliveira.

O Secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, destacou aos presentes a série de investimentos estratégicos dirigidos ao Corpo de Bombeiros Militar nos últimos quatro anos e complementou informando que agora o governo entra na segunda fase do plano estratégico, readequando as metas e buscando a melhor gestão de processos e pessoas para a garantia de um serviço de excelência. Dito isso, reforçou a confiança no novo comandante e desejou-lhe sucesso em mais esta missão.


CBM teve o maior aporte de recursos das últimas três décadas
Durante o comando do Coronel BM Oliveira fez-se o maior aporte de recursos das últimas três décadas para a compra de viaturas, equipamentos e a ampliação da infraestrutura Bombeiro Militar. Tais avanços proporcionaram melhores condições para a operacionalização do Serviço BM em todo o Estado, bem como do Centro de Ensino Bombeiro Militar, palco da solenidade de passagem do Comando-Geral na segunda-feira.

Evidenciam-se ainda os esforços do grupo de apoio ao Comando-Geral, durante sua gestão, que culminaram na aprovação da Nova Lei de Segurança Contra Incêndio e Pânico (legislação que estabeleceu critérios mínimos de segurança contra sinistros em edificações) e da nova Lei de Fixação do efetivo BM (possibilitou progressos na progressão de carreira), entre outras legislações.

Destaca-se também a instrumentalização do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) com uma aeronave de asa fixa a ser utilizada para ampliar a capacidade do serviço aeromédico e o transporte de tropa em situações emergenciais. Liderou com entusiasmo até os últimos atos, tornando-se credor do respeito e estima de seus subordinados.

No discurso de despedida, Coronel BM Oliveira agradeceu a oportunidade de ocupar a função de Comandante-Geral do CBMSC - o que considerou “um privilégio” - e o apoio de todos os envolvidos (tropa Bombeiro Militar, civis e demais servidores públicos dos diferentes órgãos) que contribuíram para que as metas de comando fossem alcançadas.

Natural de São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste do Estado, Coronel BM Mocellin é graduado em Direito, com pós-graduações em Segurança Pública e Administração Pública e mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental. Aos, 51 anos é casado com Daniela de Oliveira Mocellin, pai de Priscila Helen, Gabriela e Manuela Mocellin.

Construiu ao longo dos anos a reputação de Oficial referência institucional na área operacional, especialmente relacionado com as atividades de Salvamento Aquático e Mergulho - as quais atuava como coordenador estadual de forma acumulada com a função de Comandante da 1ª Região Bombeiro Militar antes da assunção do Comando-Geral.

Nos mais 30 anos de carreira militar exerceu funções destacadas como a de Comandante da 3ª Companhia em Itajaí entre 1997 e 2005; Comandante do Grupo de Busca e Salvamento entre 2005 e 2006; Comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar entre 2006 e 2013; e Diretor de Ensino do CBMSC entre 2013 e 2014.

Respeitado instrutor e produtor de conteúdo técnico na área Bombeiro Militar, é membro da Academia de Letras dos Militares Estaduais e coleciona outros cursos de formação e especialização, além de medalhas de Mérito Bombeiro Militar e Por Tempo de Serviço nas categorias bronze, prata e ouro.


Subcomando-Geral e Estado-Maior Geral tomam posse
A cerimônia foi sucedida pelo ato de posse do novo Subcomandante-Geral, Coronel BM Marcos Antônio de Oliveira, que passou a ocupar a função exercida por mais de dois anos pelo Coronel BM Gladimir Murer. Já o Coronel BMPedro Antônio da Silveira sucedeu o Coronel BM Carlos Augusto Knihs no posto de Chefe do Estado-Maior Geral. Ambos os recém-empossados compõem a estrutura do Comando-Geral do CBMSC e passam a - juntamente com o Comandante-Geral - ser os responsáveis pela gestão administrativa e operacional da instituição.

Galeria histórica
Na data, houve o descerramento do retrato do Coronel BM Marcos de Oliveira, comandante substituído, que passará a figurar na galeria de Ex-Comandantes no salão de reuniões do Quartel do Comando-Geral em Florianópolis.

A cerimônia na Capital foi encerrada com o batismo dos Comandantes (substituto e substituído).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário