segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

SSP promove reunião com o Corpo Consular para detalhar estrutura da Operação Veraneio 2014/2015

Florianópolis (12.12.2014) – Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) promoveu nesta sexta-feira (12), reunião com o corpo consular dos países do Mercosul e Europa com o propósito de detalhar as principais ações para a próxima temporada e anunciar os investimentos do Governo do Estado no planejamento e execução da Operação Veraneio 2014/2015. O encontro também teve como objetivo ampliar a integração entre os organismos de Segurança e os representantes consulares com representação em Santa Catarina.

O evento, que acontece pelo quarto ano consecutivo, foi realizado no gabinete do secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, e coordenado pelo secretário-adjunto, Coronel PMRR Fernando Rodrigues de Menezes e o Diretor de Integração, delegado César Amorim Krieger. Teve ainda a participação de todos os diretores das Instituições que compõem o sistema de segurança pública (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias). 

Durante a reunião os representantes diplomáticos conheceram a nova estrutura da Operação Veraneio 2014/2015, que começa dia 20 de dezembro e se estende até 15 de março. 

Dentre as novidades para a próxima temporada está a ampliação dos serviços do Corpo de Bombeiros Militar. A corporação irá atuar numa área de 455 quilômetros de extensão, divididos em 157 praias e balneários de 37 municípios do Estado. Serão mobilizados cerca de 1,2 mil guarda-vidas civis e 400 guarda-vidas militares, distribuídos em mais de 280 postos de observação espalhados pelo litoral e interior. Neste ano, a novidade fica por conta da implantação do serviço no município de Itapiranga, no Extremo-Oeste, e Joinville e da capacitação de guarda-vidas para orientação ao turista.

Nesta temporada os locais serão sinalizados com bandeiras maiores, com a utilização mais efetiva da bandeira verde indicando os pontos com baixo risco de afogamento. Não há mais inscrições na bandeira como “mar perigoso” ou “mar bom”, como nas outras edições. A bandeira triangular de mar perigoso servirá para indicação de locais de alto risco junto a placas informativas. Já a preta indica um posto desativado.


“A ideia é melhorar a sinalização para que as pessoas saibam onde estão os locais de risco, para que tenhamos um verão mais seguro”, destacou o coronel BM Marcos Oliveira.

A nova estrutura só foi possível em função dos investimentos feitos no Corpo de Bombeiros Militar, como a formação de novos soldados bombeiros, aquisição de equipamentos de socorro, salvamento e viaturas. A Corporação recebeu investimentos de R$ 30 milhões em recursos do programa Pacto Por Santa Catarina. Foi o maior aporte de investimentos no Corpo de Bombeiros Militar das últimas três décadas.

A PM vai atuar com reforço em 35 balneários, 22 estâncias hidrominerais e montará uma central de operações no portal de entrada de Santa Catarina, em Dionísio Cerqueira. A corporação irá utilizar um efetivo de 5.244 policiais no Litoral. A PM pretende trabalhar em um esquema preventivo, montando barreiras nos acessos aos principais balneários e controlando as ocorrências de perturbação de sossego e da ordem pública.


A Polícia Civil contará com 105 servidores fluentes em espanhol e 15 no inglês para melhor atender os turistas. Também haverá o constante apoio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), da Coordenadoria de Operações Policiais Especiais (COPE), do Serviço Aeropolicial (SAER), das Delegacias Especializadas, da Academia de Polícia Civil (Acadepol) e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. O Instituto Geral de Perícias (IGP) terá um efetivo de 70 profissionais, entre técnicos e peritos.

O encontro terá ainda a presença do presidente da Santur, Valdir Walendowsky, representantes da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Marinha,Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Academia da Polícia Rodoviária Federal, Infraero, Guarda Municipal de Florianópolis, escritório do Itamaraty em Brasília, os cônsules da Argentina, Uruguai e Itália


Nenhum comentário:

Postar um comentário