quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Simulador Virtual de Tiro capacita 2,5 mil operadores da Segurança Pública e 64 promotores de Justiça



Florianópolis (17.12.2014) – A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da sua Diretoria de Formação e Capacitação Profissional (DIFC), finalizou nos dias 15 e 16 de dezembro, em Rio do Sul, o primeiro ciclo de treinamento de tiro policial. Santa Catarina é o primeiro Estado do Brasil a adotar um simulador virtual de tiro embarcado para treinamento de tiro policial defensivo, o que demonstra que  a capacitação e o treinamento dos policiais passou a ter um valor estratégico na SSP.  

Para se ter uma ideia só na Polícia Militar, nos últimos três anos, foram disparados em ocorrências policiais mais de dez mil tiros de pistola .40, o que denota o quão é importante o treinamento nesta na área especifica. “A capacitação do policial, significa para a SSP, torná-lo apto a desenvolver competências para melhor desempenhar seu papel nas Instituições”, destaca o secretário César Augusto Grubba.

Para que ocorra significativa redução de delitos, em especial os crimes contra vida e o patrimônio, é necessário ter política de valorização do capital humano, e o fortalecimento de programas de capacitação e treinamento em especial relativo ao tiro policial é parte primordial desta valorização.

Neste primeiro ciclo, a unidade itinerante esteve em todas as regiões do Estado, realizando treinamento em  18 cidades. Foram efetuados 200 mil disparos de pistola .40, passaram pelo treinamento nos últimos meses deste semestre um total de 2,5 mil policiais militares civis e bombeiros militares além de 64 Promotores de Justiça.

Uma avaliação preliminar desta primeira experiência, mostrou que o ensino itinerante com o uso do Simulador Virtual de Tiro (SVT),  por suas características de mobilidade, flexibilidade e interatividade   atende com maior presteza a construção e a disseminação de novas técnicas e conhecimentos. “O SVT se revelou uma valorosa ferramenta a serviço da segurança pública, com grande potencial estratégico, sendo um aliado nas formações iniciais e continuadas dos agentes da Segurança Pública”, finaliza o Tenente Coronel Cláudio Gomes, Diretor da Diretoria de Formação e Capacitação Profissional – DIFC.
Fpolis, 17.12.2014

AI/SSP
Informações adicionais: jornalista João Carlos Mendonça Santos; fones (48) 3251.11.16/8843.7615; email: imprensa@ssp.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário