segunda-feira, 24 de novembro de 2014

SSP faz reunião preparatória para a Operação Veraneio 2014/2015

Florianópolis (24.11.2014) – O secretário adjunto da Segurança Pública, Coronel PMRR Fernando Rodrigues de Menezes, acompanhado do Diretor de Integração da SSP, delegado de polícia César Amorim Krieger, coordenou na tarde desta segunda-feira, 24, reunião preparatória da Operação Veraneio 2014/2015 – OV. O encontro serviu para definir a atuação das Instituições que irão participar da cerimônia de abertura programada para às 10 horas, do próximo dia 4 de dezembro, na Avenida Beira Mar do Estreito.

A SSP projeta um investimento superior a R$ 20 milhões, recursos que serão usados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o litoral, da contratação dos guardas vidas civis e a etapa alimentação. Nesta temporada serão empregados 10 mil profissionais da segurança pública. A OV será concluída em março de 2015. 

A OV inicia com ações que abrangem mais de 455 quilômetros de extensão de áreas de banho divididos em 155 praias e balneários de 34 municípios do Estado. Só o Corpo de Bombeiros Militar mobilizará um efetivo de 1,2 mil guarda-vidas civis e 400 guarda-vidas militares, espalhados em mais de 280 postos de observação no Litoral e no Interior. Neste ano, a novidade fica por conta da implantação do serviço no município de Itapiranga, no Extremo-Oeste, e da capacitação do guarda-vidas para orientação ao turista.


Considerada a maior ação programada da Segurança Pública,, a OV consiste no planejamento e execução de serviços de atendimento aos catarinenses e aos turistas que nos visitam na alta temporada.


No ano passado, o Corpo de Bombeiros Militar realizou cerca de 200 salvamentos com recuperação (banhistas que sobreviveram). Desse total, 188 foram em praias. Quase cinco mil banhistas foram levados pela correnteza em rio ou mar e resgatados por guarda-vidas. Na prevenção contra afogamento, cerca de 3,5 milhões de pessoas foram abordadas na situação de risco.


Participaram da reunião representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias, Guarda Municipal de Florianópolis, Marinha do Brasil, Infraero e Departamento de Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário