quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Sistema Virtual de Tiro já atendeu 460 operadores da Segurança Pública em 15 dias de treinamento


Florianópolis (16.10.2014) – O projeto Operação Escola Itinerante já atendeu 460 operadores da Segurança Pública - sendo 60 policiais militares e civis - nas quatro cidades - Concórdia, São Miguel do Oeste, Chapecó e Curitibanos - já atendidas e em 15 dias de treinamento.

O objetivo é  habilitar os operadores da Segurança Pública, no emprego de arma de fogo, por meio de um Simulador Virtual de Tiro (SVT), adquirido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por convênio com a Secretaria Nacional da Segurança Pública (SENASP).

O resultado da avaliação de satisfação, após o treino, tem surpreendido com mais de 90% dos agentes terem recebido nota máxima “excelente” (5) e demais “muito boa” (4).
Nestes 15 dias de treinamento mais  de 41 mil disparos foram efetuados.

De acordo com o Tenente Coronel Ricardo Ribeiro Freitas, gerente de ensino da Diretoria  de Formação e Capacitação (DIFC) da SSP, a estimativa é atender 2,3 mil operadores até o final do projeto, previsto para dezembro. A próxima cidade a receber o SVT será Lages, em 21 de outubro.

O SVT é um sistema de tecnologia embarcada em caminhão/baú, possibilitando o treinamento simultâneo de até 09 (nove) atiradores, por meio de 03 (três) equipamentos de imagens projetadas em um tela de 3m², com áudio sincronizado ao acionamento do gatilho de armamento do tipo pistola policial.

A sensação para o atirador se destaca em razão da arma ser original, com funcionamento de repetição semi-automático (ciclagem) e com verossímil som de disparo de Pistola calibre.40.Assim a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) aposta que o SVT contribua para o desenvolvimento dos movimentos e o reflexo rápido, além de aprimorar o equilíbrio mental, facilitar a visualização e a aplicação das técnicas de tiro defensivo, ajudando em seu aperfeiçoamento e decisão de tiro.

Santa Catarina é o primeiro Estado do Brasil a adotar este sistema para treinamento policial e de segurança. A “Operação Escola Itinerante”iniciou dia 27 de setembro de 2014 e se encerrará em 16 de dezembro de 2014.  Outras 13 cidades vão receber o equipamento.







Nenhum comentário:

Postar um comentário