quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Outubro Rosa: SSP promove palestra sobre câncer de mama


Florianópolis (23.10.2014) – A Secretaria de Estado da Segurança Pública, através da sua Gerência de Apoio Operacional, participa da campanha Outubro Rosa e sabe da importância de manter as mulheres informadas.

Por isso, promoveu na tarde desta quinta-feira (23), uma palestra de conscientização sobre o câncer de mama para as servidoras e colaboradores da SSP com a enfermeira Luciana Coelho, da Gerência de Medicina Preventiva, do plano SC Saúde, que deu dicas e orientações sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce desse tipo de tumor, que é o segundo mais recorrente no mundo.

No Brasil, estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), indicam que a doença será responsável por 57.120 novos casos até o fim deste ano, representando 156 diagnósticos por dia. Em relação ao ano de 2012, são 4.440 ocorrências a mais da doença.

A palestrante falou da necessidade de conscientizar as mulheres para a realização de exames preventivos.  De acordo com a enfermeira Luciana Coelho, se detectado na fase inicial, as chances de cura são de 90% a 99%.  “O autoexame e a primeira detecção são muito importantes, porque o quanto antes o diagnóstico for realizado, mais eficiente será o tratamento e evitamos danos maiores”, destacou.

Cerca de 100 servidoras e colaboradoras da SSP participaram do evento. Eliane Kurschus Assis, Assistente do Secretário Adjunto, aprovou a iniciativa e contou que faz o autoexame com freqüência, e se mantém informada para evitar surpresas.

A SSP ainda está fazendo a distribuição em sua recepção de laços rosa, para serem usados nas lapelas das roupas bem como estendeu uma faixa em sua fachada, simbolizando a adesão ao movimento Outubro Rosa. Após a palestra, houve distribuição de panfletos e rosas e foi servido um café da tarde aos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário