terça-feira, 28 de outubro de 2014

BOPE completa nove anos e ganha reforço de 15 homens e viaturas



Florianópolis (28.10.2014) - Combater o tráfico de entorpecentes e o crime organizado, intervir em operações de resgate de reféns, patrulhar locais de alto risco, capturar criminosos em áreas de difícil acesso, atender ocorrências envolvendo artefatos explosivos, ocupar, manter e retomar pontos sensíveis...essas são algumas das muitas missões do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o Bope, que completa nove anos de criação na Polícia Militar de Santa Catarina.



Procedente do antigo Batalhão de Operações Especiais, BOE, o Bope foi criado em 25 de outubro de 2005, concentrando suas atividades e efetivo na Companhia de Operações Especiais, a COE, e no Comando de Busca Resgate e Assalto, o Cobra. As atividades do Bope requerem sempre muita atenção, preparo físico, emocional e técnico para o cumprimento de suas mais variadas missões.



Para comemorar a data, uma solenidade militar foi realizada na sede do Batalhão, na última sexta-feira (24). O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, com destaque o Secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, representando o governador do Estado, João Raimundo Colombo; o comandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, o subcomandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Henn, o Chefe do Estado Maior- Geral, coronel João Ricardo Busi da Silva e o comandante do Bope, tenente-coronel Marcelo Cardoso.



Envergando a farda preta, que manteve guardada com carinho desde o dia que deixou o comando do Bope, o comandante-geral da PM, primeiro comandante da unidade de Elite Catarinense, demonstrou a alegria e o orgulho que sentia por já ter feito parte do Batalhão. "O Preto de vossas fardas ainda me provoca o mesmo sentimento de pertencimento, sentimento que assimilei nos anos em que tive a honra de comandar esta unidade e que alimento pela admiração que tenho em relação ao trabalho que aqui é desenvolvido e aos valorosos profissionais que aqui labutam", destacou coronel Cabral.


A solenidade foi marcada por homenagens a policiais militares transferidos para a reserva remunerada, entrega do brasão do mérito pessoal aos policiais que se destacaram no cumprimento de suas obrigações e ainda homenagem às mulheres do Bope, sendo três civis e duas militares, pelo envolvimento direto e indiretamente com as atividades do Batalhão.


Outro importante ato da solenidade foi a formatura do 6º Curso de Operações Especiais da PMSC (6º Coesp). O curso teve duração de três meses e submeteu os candidatos a rigorosos processos de seleção e formação, sendo que dos 120 candidatos inscritos, apenas 35 foram selecionados, e somente 15 concluíram o curso.



Outra homenagem que marcou a comemoração dos nove anos de Bope foi a entrega da Moeda de Operações Especiais. Receberam a honraria, o secretário Grubba, o comandante-geral, coronel Cabral, o subcomandante-geral, coronel Paulo Henrique Hemm, o chefe do Estado Maior-Geral, coronel João Ricardo Busi da Silva, o diretor de Instrução e Ensino da PM, coronel José Aroldo Schlichting, e o diretor de Apoio Logístico e Financeiro, coronel Silvio Hernani Fernandes.



Na oportunidade, aconteceu ainda a assinatura, pelo comandante geral da PM, da minuta de decreto que institui a medalha do Bope, para encaminhamento ao governo do estado para aprovação. Também foi realizado o repasse de cinco viaturas e equipamentos ao Bope.



O comandante-geral destacou a importância da entrega dos itens, que otimizarão significativamente a capacidade de resposta do Bope ao atendimento de diversas ocorrências de risco. "Tivemos a oportunidade de lhes entregar viaturas e parte do equipamento antibombas, materiais que temos certeza potencializarão ainda mais as atividades aqui desempenhadas.



Para o secretário César Augusto Grubba, o Bope é a principal tropa de reserva técnica da Segurança Pública de Santa Catarina.  




Ao fazer o uso da palavra, o coronel Cabral falou do seu sentimento de orgulho pelo Bope, que o levou a tirar sua farda preta do armário, e ainda parabenizou os 15 novos caveiras, por cumprirem com determinação e garra a missão em que foram duramente testados, e também destacou a emoção em entregar seu colete ao primeiro colocado. “Não pergunte se somos capazes, simplesmente dê-nos a missão!", finalizou emocionado o comandante-geral, coronel Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário