sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Operadores da Segurança Pública iniciam treinamento com Sistema Virtual de Tiros



Florianópolis (26.09.2014) - A Secretaria de Estado da Segurança (SSP) inicia neste sábado, dia 27, o projeto “Operação Escola Itinerante”, com o objetivo de capacitar/treinar os operadores de Segurança Pública no emprego do simulador virtual de tiro (SVT), equipamento  adquirido pela SSP fruto de uma parceria/convênio  com a Secretaria Nacional da Segurança Pública – Senasp.
Santa Catarina é o primeiro Estado do Brasil a adotar este sistema para treinamento policial e de segurança. 

A “Operação Escola Itinerante” encerra em 12 de dezembro e, neste período, passará por 20 municípios (veja relação abaixo) com mais de 38 mil habitantes e que possuam sede de órgãos vinculados a SSP.


O primeiro simulador virtual de tiro é uma sofisticada unidade de exercício de defesa e ataque, que permite o treinamento simultâneo de até 12 atiradores. Montada em um caminhão Ford Cargo com carroceria tipo Baú, tem 11 metros de comprimento, possui três simuladores instalados, além de central eletrônica para gerenciamento, acompanhamento e registro das atividades dos profissionais.


A estimativa da  Diretoria  de Formação e Capacitação (DIFC) da SSP é de atender, ao final do projeto, 2,3 mil operadores da segurança pública entre policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e integrantes do Ministério Público, por meio da sua Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional.
Neste sábado, 27, o SVT atenderá aos operadores do Ministério Público, em curso de auto defesa, que será ministrado pelos instrutores das 8 às 18 horas, na antiga sede da polícia Militar Rodoviária Estadual, na SC-401.


Cidades que receberão o SVT


Florianópolis, Concórdia, São Miguel do Oeste, Chapecó, Curitibanos, Lages, São José, Palhoça, Criciúma, Araranguá, Tubarão, Laguna, Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriu, Itapema e Biguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário