quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Governador em exercício entrega viaturas para a polícia de fronteira



Florianópolis (17.09.2014) - O governador em exercício de Santa Catarina, Nelson Schaefer Martins, participou nesta quarta-feira, 17, da entrega de 80 viaturas para a polícia de fronteira. O ato foi realizado no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó, e contou ainda com as presenças do secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), César Augusto Grubba; do comandante geral da Polícia Militar, Coronel Valdemir Cabral; do delegado geral da Polícia Civil; Aldo Pinheiro D’Ávila; e do diretor geral do IGP – Instituto Geral de Perícias, Rodrigo Tasso. O investimento na aquisição das viaturas foi de R$ 8,9 milhões, por meio de convênio com a Senasp – Secretaria Nacional de Segurança Pública, firmado entre o Ministério da Justiça e a SSP.

“Isso representa mais segurança e tranquilidade para a nossa população. As polícias Civil e Militar recebem essa estrutura nova, com veículos zero quilômetro, de ótima qualidade e bem equipados, para combatermos a criminalidade nas regiões de fronteira. É um avanço na política de segurança do Governo do Estado”, destacou o governador em exercício.

As viaturas entregues em Chapecó serão repassadas a 20 municípios do Oeste e extremo-Oeste Catarinense, com o objetivo de cooperar no aparelhamento de segurança em Santa Catarina, dando apoio ao policiamento especializado de fronteira. Este é o primeiro lote de veículos adquiridos pelo convênio Enafron II (Estratégia Nacional de Fronteira), composto por 95 viaturas, das quais 80 foram entregues nesta quarta-feira (as outras 15 serão entregues em até 20 dias).

“Santa Catarina teve seis projetos aprovados por unanimidade junto à Senasp, no total de R$ 37 milhões de investimentos, com contrapartida do Governo do Estado. Deste total, já executamos mais de 70% dos convênios, sendo que dos 11 estados da federação que estão na faixa de fronteira, Santa Catarina foi o que mais executou convênios. Com este lote de veículos, já chegamos a 94% de execução do Enafron II”, explicou Grubba.

Ao todo foram repassados 39 Pálios Weekend, 12 caminhonetes Pajero/Dakar e 04 Sedan Línea para a Polícia Civil. Mais 26 caminhonetes S-10 e 05 furgões Ducatto para as polícias Militar, Ambiental e Rodoviária Estadual. Outros 09 veículos (S-10 e Pálio Weekend) serão repassados para o IGP, todos devidamente equipados e identificados.

Santa Catarina tem 246 quilômetros de fronteira com a Argentina, sendo que 10 municípios estão localizados nessa linha de fronteira. O programa Enafron compreende ainda uma área de 150 quilômetros da linha para dentro do Estado, abrangendo 82 municípios e aproximadamente 850 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário