sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Aniversário de 88 anos do CBM marcado por entrega de Espadins e equipamentos em Florianópolis



Florianópolis (26.09.2014) - Cerimônia militar nesta sexta-feira, em Florianópolis, celebrou oficialmente o 88º aniversário do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), comemorado em 26 de Setembro – data de início dos trabalhos da Seção de Bombeiros da antiga Força Pública em 1926, na Capital.


Autoridades civis e militares, entre elas o os secretários de Estado da Segurança Pública e da Fazenda, César Augusto Grubba e Antônio Gavazzoni, respectivamente, o Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Richard Fernandez Nunez, e o Comandante da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel PM Valdemir Cabral, prestigiaram a solenidade no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM).


“O Corpo de Bombeiros Militar é uma corporação combativa e preparada, liderando uma plêiade de oficiais e praças do mais alto gabarito. Desde a emancipação as mudanças são visíveis em tecnologia, cobertura e efetivo, e todos os anos há que se comemorar uma corporação diferente”, afirmou o Secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba.


“Muita coisa mudou desde a fundação da nossa corporação, hoje temos aquartelamentos em 123 municípios” exaltou Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Marcos de Oliveira. Ele destacou o desenvolvimento da Corporação, desde sua criação em 1926, com a ampliação do rol de serviços oferecidos à sociedade a partir da atividade clássica de combate a incêndio, a capacitação continuada da tropa . O oficial também falou sobre a incorporação de novas viaturas, equipamentos e recursos tecnológicos em favor da vida e bens alheios ao longo dos anos.


O militar acrescentou ainda referência aos investimentos recentes do Governo do Estado, que destinou em 2013 o maior aporte de recursos da história para a modernização da frota especializada e a aquisição de equipamentos. Durante a cerimônia dos 88 anos, houve a entrega simbólica de 1 mil capacetes de combate a incêndio, adquiridos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio do investimento inédito na Corporação.


Cooperação FATMA e CBMSC


Foi assinado durante o evento o termo de cooperação técnica entre a Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (FATMA) e o CBMSC para a realização das coletas de amostras para análise de balneabilidade no Litoral Catarinense e ações de preservação e manutenção, pelos militares, nos Parques Estaduais da Araucária e do Rio Vermelho.


O documento que oficializou a parceria envolvendo o repasse de R$ 1 milhão em recursos ao CBMSC foi assinado pelo presidente do órgão, Sr Alexandre Waltrick Rates, e o Comandante-Geral Coronel BM Oliveira.


Homenagens

A solenidade comemorativa foi marcada pelo reconhecimento, atribuído pelo Comandante-Geral, a personalidades que em razão de suas atividades profissionais e sociais se tornaram merecedoras de distinção pelo incondicional apoio destinado ao Corpo de Bombeiros Militar.


Receberam a Comenda de Mérito Dom Pedro II, a maior honraria concedida pelo CBMSC, o Coronel PM Valdemir Cabral, Comandante-Geral da PMSC; o Coronel BM Gladimir Murer, Subcomandante-Geral do CBMSC; e o Sr Antônio Gavazzoni, Secretário de Estado da Fazenda.


Bombeiros Militares também foram homenageados pelos anos de serviços prestados à Corporação com Medalhas de Mérito Por Tempo de Serviço nas categorias Outo (30 anos), Prata (20 anos) e Bronze (10 anos), Medalhas de Mérito Bombeiro Militar e a Medalha Coronel Hugo Stockler de Souza, esta última em reconhecimento àqueles que contribuíram para o Serviço de Salvamento Aquático do CBMSC.


Entrega de Espadins aos cadetes do 2º CFO


A série de atos foi finalizada pelo ato mais esperado dos familiares e convidados dos Cadetes BM do 2º período do Curso de Formação de Oficiais (CFO), Turma Major BM Alexandre da Silva. Após um ano de capacitação, os 18 militares receberam seu espadins.


O Espadim, “arma símbolo” dos cadetes do Curso de Formação de Oficiais, é originário da época do Czar Alexander III que, no comando do Exército Russo, solicitou que seu armeiro forjasse pequenas espadas de aço em comemoração à vitória em campanha militar na cidade de Varna, atual Bulgária, pois iria distribuí-las aos príncipes do império russo para que estes portassem até estarem aptos a exercerem a função de comando. Por isso,o espadim Bombeiro Militar é muito mais do que uma arma: um símbolo de conquista, honra, dignidade e realização do cadete BM, futuro Oficial do Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário