quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Servidores da SSP recebem capacitações sobre uso de álcool e outras drogas no funcionalismo público

Florianópolis (27.08.2014) – Servidores da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) receberão capacitações com o objetivo de auxiliá-los a reconhecer sinais de abuso e dependência de substâncias psicoativas no funcionalismo público. Este é o objetivo do PROPAD - Programa de Prevenção ao Álcool e outras Drogas que dará início a uma ação institucional que visa a promoção a qualidade de vida no trabalho e redução dos riscos de adoecimento e morte. Com esta iniciativa o programa dará início a um processo de padronização das ações de atenção, por meio do envolvimento das instituições na reabilitação e readaptação de seus profissionais.





Como metas o PROPAD prevê a construção e implantação de protocolos de atendimento, planejamento ações adequados às especificidades de cada instituição e confecção de material de divulgação para o PROPAD para cada uma das instituições que compõem a SSP.





O PROPAD visa auxiliar na prevenção do consumo de álcool e outras substâncias psicoativas entre os servidores, além de instrumentalizar os profissionais de saúde das instituições de segurança pública sobre a temática, bem como instrumentalizar os servidores para que reconheça sinais de uso e abuso no seu local de trabalho.




O PROPAD tem duas frentes de trabalho, cursos de capacitações para os servidores da SSP e desenvolvimento de uma pesquisa referente ao perfil do uso de drogas e fatores de risco junto aos profissionais da SSP.




Até o mês de agosto deste ano o PROPAD já capacitou cerca de 500 servidores da SSP em diversos Ciclos de Capacitações que ocorreram em todo o Estado A partir de setembro inicia a segunda etapa de capacitações em 5 Macrorregionais Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Itajaí e Florianópolis, bem como a coleta de dados da pesquisa.


Durante o mês de outubro todos os servidores da SSP receberão questionários pertinentes a pesquisa referente aos fatores de risco para dependência química nas instituições da Segurança Pública.




Para maiores informações o contato é Coordenadoria de Saúde Ocupacional – CSO - RH/DGPC, telefone 36642361 ou pelo email csorhpc@pc.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário