sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Polícia Militar realiza formatura de 202 mulheres no posto de soldado

lorianópolis (08.08.2014) - A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar, realizou na manhã desta sexta-feira (8) a formatura de 202 mulheres no posto de soldado da corporação. A formatura das novas policiais aconteceu paralelamente nas cidades de Florianópolis, Canoinhas e São Miguel do Oeste.(confira a distribuição abaixo).

Distribuição das novas policiais por região:
Florianópolis – 42
Canoinhas – 34
Tubarão – 38
Lages – 29
São Miguel do Oeste – 32
Rio do Sul – 27

O secretário César Grubba destacou a importância feminina nas fileiras da corporação. Ele também falou sobre o empenho do governo do Estado no cumprimento do compromisso assumido com a sociedade catarinense, de melhorar o efetivo da segurança pública, e desta forma aumentar a sensação de segurança em Santa Catarina.

O comandante geral da PMSC, coronel Valdemir Cabral, disse que, desde 1983, quando foi formada a primeira turma feminina de sargentos, as mulheres têm comprovado a sua capacidade e mudado a cultura da instituição. "As diferenças aumentam a versatilidade da instituição, a sua abrangência e vocação para o bem", discursou.

Formação

As novas policiais se formaram após concluírem 1.445 horas/aula de instruções, distribuídas ao longo de 35 semanas de curso. Tiveram aulas de Legislação, Técnicas de Policiamento Ostensivo, Defesa Pessoal, Ética e Relacionamento Interpessoal, entre outras. Passaram por testes de inteligência, provas físicas e exames psicológicos.

Entre junho e julho deste ano, a Polícia Militar realizou outros três atos de formatura que, juntos, somaram um reforço de 852 novos soldados atuando no Estado, entre homens e mulheres. Com as novas formaturas, o atual efetivo da Polícia Militar de Santa Catarina chega próximo de 11,5 mil policiais. 
 

Primeira colocada agraciada com a honraria “Estrela em Cristal”

Aluna soldado Morgana Tramontini da Silva, 1ª colocada no curso, que atingiu a maior média, foi agraciada pelo comando com a “Estrela em Cristal”, e poderá receber no dia 21 de abril de 2015, conforme prevê o decreto 24.555, a medalha “Feliciano Nunes Pires”, concedida pelo governador, por proposta do comandante-geral.


De forma simbólica, o comandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, e o secretário de Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, entregaram à formanda Mariana Maria Nunes o kit policial. Conjunto de equipamentos de proteção individual formado por uma pistola calibre .40, 35 munições calibre .40, colete balístico, algema, espargidor de gás, bastão tonfa e cinto de guarnição completo.


Para atuar no policiamento pelas ruas do Estado, de forma mais ostensiva, que é o foco de ação do Comando Geral, cada uma das novas soldados também recebeu um colete refletivo.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, como o secretário adjunto da SSP, coronel RR Fernando Rodrigues de Menezes, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Marcos Oliveira, a procuradora de Justiça e presidente da honra da Associação Filantrópica de Amparo aos Policiais Militar (Afapom), Heloísa Abdala, o diretor de Instrução e Ensino da PM, coronel José Aroldo Schilisting, e o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, tenente-coronel Renato José de Souza, além de coronéis diretores e comandantes de Unidades PM, deputados, amigos da PM, policiais militares e civis, e familiares.






Nenhum comentário:

Postar um comentário