quarta-feira, 21 de maio de 2014

Operação Ágata 8 intensifica segurança nas áreas de fronteira

Florianópolis (21.05.2014) – Uma cerimônia na manhã de hoje, 21, em São Miguel do Oeste, marcou o encerramento da Operação Ágata 8, realizada nas áreas de fronteira do Estado de Santa Catarina, entre os dias 10 e 21 de maio, com a integração da Polícia Militar, Polícia Civil, Exército e demais Forças de Segurança Pública e Órgãos Fiscalizadores. Durante a solenidade foi apresentado o balanço da operação.



O objetivo é intensificar a segurança nas áreas de fronteira do país, com base no programa de Estratégia Nacional de Fronteiras (Enafron). A ideia é, em uma atuação conjunta, combater os diversos tipos de crime na fronteira – coibindo, por exemplo, a entrada de drogas, armas e mercadorias irregulares.



O delegado Albert Dieison Silveira, que coordenou a operação, destacou a integração entre as Forças de Segurança e disse que o resultado foi muito satisfatório para a região. “Este saldo só foi possível através das ações conjuntas, que, durante o período da operação, refletiu positivamente em uma redução considerável no índice de criminalidade”, disse o delegado Albert



A Polícia Civil contou com a participação das Divisões de Investigação Criminal (DICs) e Delegacias da Diretoria de Fronteira, Canil de São Lourenço do Oeste, Delegacia Móvel, Coordenadoria de Operações Policiais Especiais (COPE) e Serviço Aeropolicial da Polícia Civil (SAER).


Balanço


 A operação totalizou 36 prisões, dentre estas, cumprimento de mandados de prisão e prisões em flagrante. Entre os crimes: tráfico de drogas, roubo e furto. Destaques para a Operação “Dois Tempos” com o desmantelamento de uma quadrilha especializada em furtos de veículos e tráfico de drogas – 10 pessoas foram presas.



 A ação integrada também resultou na apreensão de mais de 400 kg de entorpecentes. A última ocorrida no dia 18, em um ponto de bloqueio de barreira, na cidade de Galvão, foram apreendidos 400 kg de maconha, escondidos no porta-malas e nos bancos de um veículo Toyota Corola. O motorista, David Michael Figueiredo de Oliveira, de 19 anos, foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. O destino do entorpecente seria a cidade de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário