segunda-feira, 31 de março de 2014

SC é o segundo estado brasileiro a ter atendimento integrado ao adolescente autor de ato infracional

Florianópolis (31.03.2014) - Na tarde desta segunda-feira, 31, Santa Catarina dá um importante passo para tornar mais célere o atendimento prestado ao adolescente autor de ato infracional, com a implantação de uma central única, na sede da 6ª. Delegacia de Polícia, para receber e encaminhar os adolescentes em conflito com a lei. A padronização desta nova forma de atendimento, menos burocrática e muito mais ágil, é inédita em Santa Catarina e dá início a um modelo integrado de atendimento entre o Estado e o Município, na efetivação das medidas previstas no Estatuto da Criança e Adolescente. Um modelo semelhante foi adotado pela Capital mineira e tem dado resultados positivos na diminuição da reincidência dos atos infracionais praticados por menores.

Agora, num mesmo lugar e na mesma data, o adolescente autor de ato infracional já sairá da delegacia com a medida socioeducativa determinada, seja em sistema aberto ou fechado. Para isso, receberá os encaminhamentos prestados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, (através das polícias Civil e Militar e Instituto Geral de Perícias), pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e pela Prefeitura de Florianópolis, quando houver necessidade dos procedimentos prestados pela Assistência Social.

A implantação deste novo modelo também é uma forma de otimizar recursos e garantir mais segurança à sociedade, pois evita o deslocamento dos adolescentes com escolta policial, entre todas as instituições onde será atendido.
 

Apesar da implantação de uma sede própria para o NAI Núcleo de Atendimento Integrado, estar prevista para 2015 no Estado, este modelo de atendimento já passa a ser realidade na sede da 6ª. Delegacia de Polícia, com a operacionalização das ações interinstitucionais, prestadas por Juízes de Direito, Promotores de Justiça, Defensores Públicos, Policiais,e funcionários da Secretaria de Assistência Social de Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário