quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Secretário da SSP recebe homenagem da Senasp durante evento de Segurança Pública no Oeste de SC

Chapecó (27.11.13) - O Secretário de Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, recebeu, na terça-feira, 26, durante o I Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras do Estado de Santa Catarina e IX Encontro Técnico da Estratégia Nacional de Segurança nas Fronteiras (Enafron), homenagem da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) pelos serviços prestados no combate ao crime nas fronteiras.

Ao dar as boas-vindas aos visitantes, o Secretário de Segurança Pública anunciou a criação da polícia de fronteira, em Chapecó, citou convênios com o Governo Federal, e lembrou que desde 2011, Santa Catarina faz parte do programa de policiamento nas fronteiras.

Além do Secretário, também foram homenageados o Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila; o Comandante-Geral da Polícia Militar, Nazareno Marcineiro; o Comandante do Corpo dos  Bombeiros do estado, Coronel Marcos de Oliveira; e o Diretor Geral do Instituto Geral de Perícias (IGP), Rodrigo Tasso.

Programação de hoje
Nesta quarta-feira, 27, está sendo realizado o IX Encontro Técnico da Enafron, onde grupos de trabalho estão discutindo diferentes temáticas relacionadas ao combate à criminalidade nas áreas de fronteira. Além do Secretário e da Senasp, representantes do Ministério da Justiça, das polícias Militar e Civil, do Exército e do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina estão reunidos para este encontro. Hoje, os trabalhos estão acontecendo no município de São Miguel do Oeste e, amanhã, serão em Dionísio Cerqueira e na Argentina.

Os onze estados que fazem fronteira com o Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Suriname e Guiana Francesa cumprem uma agenda extensa de trabalho com a meta de aumentar o combate à criminalidade nas regiões que separam o Brasil dos outros 10 países. O contrabando de armas e o tráfico de drogas são as questões que mais preocupam os participantes do simpósio realizado no centro de cultura e eventos de Chapecó.

Desde 2011, quando Santa Catarina integrou o programa de policiamento nas fronteiras, o Governo Federal, investiu nas unidades rodoviárias das polícias militares, implantou sistemas de radiocomunicação digital e o sistema de videomonitoramento na fronteira, sempre em parceria com os governos dos estados, segundo a diretoria do departamento de Políticas, Programas e Projetos Secretaria Nacional de Segurança Pública.





Nenhum comentário:

Postar um comentário