segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Reforço no efetivo: Corpo de Bombeiros Militar forma mais 294 Soldados

Florianópolis (18.11.2013) - O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou na noite da última quinta-feira (14/11), no Centro de Ensino da Corporação em Florianópolis, a formatura de 157 novos soldados. A cerimônia marcou o encerramento da série de solenidades de conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSd) realizada ao longo da semana em diferentes regiões do Estado, totalizando o término da capacitação de 294 novos bombeiros militares e, com isso, o reforço do efetivo para o atendimento à população.

O evento na Capital foi iniciado com a encenação, pelos formandos, de demonstrações operacionais de parte das atividades que serão desempenhadas por eles nos quartéis em diferentes municípios catarinenses – salvamento em altura, salvamento aquático, resgate veicular, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio. As simulações, inéditas em cerimônias do CEBM, foram acompanhadas com atenção pelas mais de mil pessoas que prestigiaram a cerimônia.

A turma de formandos do CFSd de Florianópolis levou o nome do 1º Sargento BM Arlindo Manoel da Rocha, que faleceu em 1988 em decorrência de ferimentos provocados pelo fogo durante o resgate de duas crianças em uma casa incendiada. Familiares do militar receberam homenagens em um momento comovente, especialmente para o aluno-soldado BM Daniel Manoel da Rocha – filho do homenageado e formando.

A turma de formandos do CFSd de Florianópolis levou o nome do 1º Sargento BM Arlindo Manoel da Rocha, que faleceu em 1988 em decorrência de ferimentos provocados pelo fogo durante o resgate de duas crianças em uma casa incendiada. Familiares do militar receberam homenagens em um momento comovente, especialmente para o aluno-soldado BM Daniel Manoel da Rocha – filho do homenageado e formando.

A reverência ao militar foi sucedida pela entrega da venera ao aluno-soldado BM Wanderson Muller Pereira, classificado em 1º lugar no CFSd com média 9,65, pelo Secretário de Estado da Segurança Pública e o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Marcos de Oliveira. Em seguida, os demais formandos receberam o diploma de conclusão do curso das mãos de seus respectivos padrinhos e madrinhas.

“Os agora novos soldados são a prova de que é possível fazer mais e melhor quando se tem um propósito maior. Temos certeza que todos continuarão sendo motivo de orgulho para suas famílias nos quartéis espalhados por Santa Catarina. A Corporação confia e depende deles para continuar a executar com sucesso a nobre missão de salvar vidas e bens alheios”, disse o Comandante-Geral, Coronel BM Oliveira, em seu pronunciamento. Ele também agradeceu o apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Segurança Pública (SSP), para o aumento do efetivo, compra de equipamentos, a expansão dos serviços pelo Estado e as recentes conquistas no campo legislativo.

O Secretário César Grubba, da SSP, ressaltou durante a solenidade os esforços de Governo em investimentos na pasta da Segurança Pública, em especial ao Corpo de Bombeiros Militar. Segundo ele, desde o início da atual gestão em 2011 o efetivo ativo da Corporação teve incremento de 24%, saltando de 2.198 para 2.720 bombeiros militares.

“A inclusão de novos bombeiros e os investimentos em equipamentos e viaturas comprovam nosso compromisso com a promoção de ações estruturantes que assegurem condições para que a Corporação possa desempenhar suas atividades na proteção da vida e do patrimônio”, explicou. Em 2013, o CBMSC recebeu o maior investimento de sua história para a compra de viaturas e equipamentos. São mais de R$ 30 milhões em melhorias em fase de aquisição.


Abrilhantada pela participação da banda da Polícia Militar, a cerimônia de formatura prosseguiu com o juramento dos novos Soldados BM e o tradicional batismo do fogo e da água, com o banho dos recém-formados.



Série de Formaturas

A formatura na Capital conclui o período de formação de quase 300 novos Bombeiros Militares, que entre os meses de abril e novembro receberam instruções teóricas e práticas da atividade de bombeiro nos CFSd sediados no Centro de Ensino Bombeiro Militar (Florianópolis) e quartéis-sede dos Batalhões em Curitibanos, Blumenau, Lages, Chapecó e Itajaí.
A série de formaturas teve início na segunda-feira, com a conclusão do CFSd dos militares capacitados no quartel em Chapecó. Na terça-feira houve as cerimônias de encerramento do CFSd em Curitibanos e Lages e, na quarta-feira, foi a vez dos alunos capacitados em Blumenau e Itajaí.



Destaque especial

Outro fato marcou em especial a solenidade da noite em Florianópolis. Durante o evento, Angélica Medeiros da Rosa, grávida com nove meses de gestação e esposa do formando aluno-soldado BM Neil Torres Simões Pires, entrou em trabalho de parto. A mulher foi levada ao Hospital Universitário e o bebê, Maria Aimer, nasceu à 1h30min da sexta-feira. Tudo transcorreu como o esperado e mãe e filha passam bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário