quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Polícia Civil realiza seminário para melhoria e padronização nas DPCAMI'S

Florianópolis (09.10.2013) – Iniciou, nesta quarta-feira, 9, na Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (ACADEPOL), o 1º Seminário de Orientação para Atendimento das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI’S). Durante o evento, que se estende até esta quinta-feira, dia 10, serão abordados temas como o papel da Polícia Judiciária no contexto dos crimes sexuais: vítimas, autores e novas figuras delitivas, a fim de que sejam debatidos parâmetros de otimização do atendimento nas hipóteses de violência sexual de mulheres, crianças e adolescentes.

O Diretor da Acadepol, Delegado Marcos Ghizoni Júnior, ressaltou a importância do evento para a Polícia Civil. “É fundamental a integração da parte teórica com a prática para o bom desempenho das atividades nas Delegacias Especializadas (DPCAMI’s)”. Salientou também, que através do seminário, busca-se analisar a questão dos crimes sexuais praticados, tanto por adultos quanto por adolescentes, para aprimorar o atendimento, a apuração e o encaminhamento dos procedimentos, de forma consensual e democrática, “chamando para o debate diversos profissionais, das mais distintas carreiras e profissões, policiais ou não, na construção de saberes relacionados ao tema da violência sexual”, complementou.

O seminário tem como palestrante o delegado de polícia David Tarciso Queiroz de Souza, da comarca de São João Batista e professor de Direito Penal e Processual Penal da Acadepol. Ele abordou alguns assuntos relevantes e que estão no cotidiano das DPCAMI’S como estupro de vulnerável, tráfico interno de pessoas e a Lei Maria da Penha. “As Delegacias de Polícia servem para garantir os direitos de todos os cidadãos, por isso devemos estar sempre preparados para atender bem a sociedade”, explica o Delegado que também é doutorando em Direito Penal da Universidade de Lomas de Zamora, na Argentina.

O seminário conta com a presença de palestrantes da Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias e órgãos de Defesa das Crianças, Adolescentes e Mulheres – os quais discutirão a análise jurídica do tema proposto. Os psicólogos da Polícia Civil desenvolverão durante o seminário atividades específicas, em programa de capacitação paralelo, sobre a temática da avaliação psicológica com crianças em situação de maus-tratos e abuso sexual.
Participaram da abertura do seminário o Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila; o Diretor da Academia de Polícia de Santa Catarina, Marcos Ghizoni, Júnior; o Diretor de Polícia do Litoral, Delegado Artur Nitz; Diretor da Academia de Perícia, Perito Miguel Acir Colzani, entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário