quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Evento vai reunir em SC especialistas no uso de cães em operações de busca, resgate e salvamento

Florianópolis (02.10.2013) - A experiência de integrantes das instituições de Segurança Pública no uso de cães em operações de busca, resgate e salvamento será o tema de um Seminário Internacional, que reunirá na Grande Florianópolis especialistas em cinotecnia do país e do exterior entre os dias 7 e 10 de outubro.

Integrantes de instituições militares e cinotécnicos vão compartilhar informações e aprendizados sobre o emprego dos animais, com base em ocorrências reais, nas quais os cães foram determinantes para o desfecho positivo. Entre os especialistas que participarão do evento estão representantes do Grupo de Búsqueda y Rescate com Perros (KSAR) do Chile e do Corpo de Bombeiros de Portugal.
Com mais de 200 milhões de receptores de odores, o que representa 40 vezes mais que os seres humanos, os cães têm habilidade especial para encontrar o que procuram - no caso das instituições de Segurança Pública, especialmente pessoas (com ou sem vida) e drogas.

O evento em Santa Catarina também serve para marcar os 10 anos do Serviço de Cães de Busca e Resgate do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina. A atividade, que iniciou em 2003, fortaleceu-se ao longo dos anos e fez com que a Corporação se tornasse referência para a América Latina como a única instituição nacional filiada à Internacional Rescue Dog (IRO) e que, por isso, possui certificação reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a utilização de cães em desastres no país e fora dele.
Hoje o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realiza anualmente provas internacionais de Certificação e Recertificação de cães de busca e resgate, trazendo para o Estado especialistas e binômios (cão/cinotécnico) de toda a América Latina que buscam a excelência no adestramento e técnicas de busca/resgate com cães. Atualmente a Corporação mantém 11 binômios certificados e preparados para atuarem em ocorrências reais espalhados nas diferentes regiões catarinenses - além de outros dois em fase de treinamento.

Seminário Internacional para Redução de Riscos de Desastres
Paralelamente ao evento sobre cães de resgate ocorre o Seminário Internacional para Redução de Riscos de Desastres, que reunirá especialistas para debater as mudanças climáticas e os desastres e a atuação da Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário