terça-feira, 24 de setembro de 2013

SC ganha Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas

Florianópolis (24.09.2013) - A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Civil de Santa Catarina, inaugurou nesta terça-feira, 24, a Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas (DPPD), uma antiga reivindicação da comunidade catarinense. É a quarta delegacia especializada em pessoas desaparecidas no país. As outras três funcionam no Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Com a implantação do Cadastro Único de Pessoas Desaparecidas, serão inseridas todas as pessoas que verdadeiramente estão desaparecidas, possibilitando levantamentos estatísticos e o conhecimento da realidade do Estado. Outra grande missão, apontada pelo Delegado Titular da DPPD, Wanderlei Redondo, é a identificação de mais de 150 pessoas que foram sepultadas como indigentes, um trabalho que contará com outras instituições, como o IML.


Segundo o secretário César Augusto Grubba, da Segurança Pública, a nova DP terá abrangência estadual e a partir da sua criação serão consolidadas novas dinâmicas de trabalho de modo a melhorar, ampliar, fortalecer e multiplicar a resolução dos casos de pessoas desaparecidas em Santa Catarina.

- A criação de uma delegacia especializada, com estrutura enxuta, pode parecer, à primeira vista, uma ação por demais singela e pouco representativa para o volume e a complexidade dos casos a serem investigados. É um equívoco de avaliação. “Mais importante que quantidade de profissionais, que a qualquer tempo pode ser ampliado, é a absorção de métodos e a integração de tecnologias”, afirmou o secretário.



Em seu discurso o Delegado Geral, Aldo Pinheiro D’Ávila, destacou que a inauguração da DPPD é uma das mais representativas da sua gestão. “Nós só temos a dimensão da dor dos familiares das pessoas desaparecidas quando temos contato com elas. Números são importantes, mas eles caem por terra, quando entra em cena o drama de alguém que tem um ente querido desaparecido”, apontou D’Ávila.

A nova unidade funcionará na Rua Adhemar da Silva, número 1135, no Kobrasol, anexo ao prédio onde funciona a DP da Mulher. A DPPD vai funcionar, inicialmente, com um efetivo de sete policiais, entre delegado, escrivães, agentes e psicólogos. Num segundo momento serão criados os núcleos de crianças e adolescentes desaparecidos e de pessoas desaparecidas e identificação de cadáveres. A DPPD atenderá pelo telefone (48) 3665.5595 e seu email é   dppd@pc.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário