segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Ampliação do videomonitoramento em Palhoça é tema de audiência entre SSP e prefeito

Florianópolis (16.08.2013) - O Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, recebeu em audiência, na manhã de hoje (16), o prefeito de Palhoça, Camilo Martins, para tratar de melhorias nos serviços de segurança do município. Um dos temas discutidos foi a ampliação do sistema de videomonitoramento da cidade.

Palhoça conta, hoje, com 10 câmeras de vigilância instaladas nos bairros Ponte do Imaruim e Centro, locais de maior aglomeração de público. A ideia, segundo o prefeito, é instalar mais 53 câmeras em pontos pré definidos pela PM de Palhoça, que mapeou outras áreas de maior incidência criminal. “As câmeras aumentam a sensação de segurança e faz com que o cidadão se sinta mais seguro”, disse o prefeito. As imagens são monitoradas pela central de videomonitoramento, que funciona nas dependências do 16º Batalhão da PM, e compartilhadas com a Delegacia da Polícia Civil.

Para o secretário o projeto é viável, desde que seja feito um aditivo ao convênio firmado entre a SSP e o município de Palhoça, para compra e instalação dos equipamentos.
De acordo com o Coronel PM Vânio Luiz Dalmarco, coordenador do sistema videomonitoramento urbano da SSP, seria necessário um investimento de R$ 800 mil para ampliar o número de câmeras no município. “Este valor seria custeado entre a SSP e o município”, informa o oficial.  O assunto voltará a ser discutido, em breve, em um novo encontro entre técnicos da SSP e prefeitura.

Na audiência, o secretário informou que o município receberá em breve 14 viaturas (7 Renault Logan / 1 Ford Fiesta / 5 Fiat Palio Weekend com cela e 1 Renault Duster para o Pelotão de Patrulhamento Tático). Os veículos foram adquiridos dentro do programa Pacto da Segurança, que prevê a aquisição de 1,6 mil viaturas, num investimento de R$ 68 milhões, garantindo assim a renovação da frota policial.

Grubba também mostrou que os números da criminalidade apresentam redução em Palhoça. Este ano, de 1º de janeiro até hoje, 16 de agosto, foram contabilizados 16 homicídios dolosos contra 23 registrados no mesmo período do ano passado. Uma queda de 30%. A taxa por cada grupo de 100 mil é de 11,6 mortos.

Participaram da reunião o secretário Adjunto da SSP, Coronel PM RR Fernando Rodrigues de Menezes; coordenador do sistema de videomonitoramento urbano da SSP, Coronel PM Vãnio Luiz Dalmarco; Gerente de Obras da SSP, Coronel PM Dirceu Antônio Oldra, e a Diretoria de Planejamento e Avaliação da SSP, Reginete Panceri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário