sexta-feira, 12 de julho de 2013

Crack, é possível vencer: SC recebe equipamentos e mais três cidades aderem ao programa

Florianópolis (12.07.2013) – A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) recebeu nesta sexta-feira, dia 12, equipamentos de proteção e operacionais previstos no programa ‘Crack, é possível vencer’. Foram entregues quatro bases operacionais móveis -  cada uma delas é composta por sistema de videomonitoramento, 10 monitores, oito viaturas de apoio, modelo Fiesta, duas motocicletas Yamaha, seis capacetes, 50 pistolas de condutividade elétrica (arma de choque), 150 frascos de espargidores (spray de pimenta).
O Estado foi um dos primeiros a aderir o programa, em julho de 2012. Durante a entrega dos equipamentos outros três municípios catarinenses assinaram o termo de adesão ao programa – Joinville, Blumenau e São José.
Em sua fala, o secretário César Augusto Grubba reforçou a necessidade de uma ação conjunta com propósito de coibir o uso e comércio de crack.  “O  crack não é somente um problema de governos, mas sim uma causa social e necessita do envolvimento e compromisso do conjunto de toda a sociedade”.  Grubba entende que o poder público e a sociedade civil organizada, em simbiose e nos mesmos alinhamentos de propósitos, devem garantir ações concretas e efetivas para o auxílio à solução desta grave crise de valores.
As quatro bases móveis a serem instaladas em Florianópolis ficarão em áreas consideradas de maior concentração de uso de crack. Duas delas serão destinadas ao 4ª Batalhão, que atua na área central e no Sul da Ilha; uma ficará com o  21º Batalhão, no Norte da Ilha, e a outra no 22º Batalhão, no continente.
Para atuar nas bases móveis da Capital já foram capacitados 145 profissionais de segurança pública e 17 policiais militares que trabalham especificamente com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Durante a cerimônia os municípios de Joinville, Blumenau e São José assinaram o termo de adesão ao programa. Juntos irão receber investimentos na ordem de R$ 7,9 milhões para a aquisição de quatro bases móveis e equipamentos de proteção e operacionais. Das quatro bases móveis a serem entregues em 2014, Joinville receberá duas, enquanto que os municípios de Blumenau e São José recebem uma base, cada um.
Assistência social - Além da Segurança Pública o programa ‘Crack, é possível vencer’ prevê investimentos para a assistência social. Nesse caso o objetivo é fortalecer e ampliar o Serviço Especializado de Abordagem Social, com oferta de Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros para População em Situação de Rua (Centros POP) e vagas em Serviços de Acolhimento. “A Assistência Social atua por meio dos CRAS e CREAS num trabalho de orientação, diagnóstico e tratamento prévio junto à família. É um trabalho que deve ser em conjunto com a Segurança Pública e a Saúde, outras duas áreas que são muito importantes após a pessoa ter feito uso da droga ilícita, principalmente o crack”, ressalta o secretário João Cândido da Silva, da Assistência Social.
A solenidade foi realizada no Centro de Ensino da Polícia Militar de Santa Catarina, em Florianópolis, com a presença da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti; secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki e os secretários César Augusto Grubba, da Segurança Pública, e João José Cândido da Silva, da Assistência Social.
Também participaram da solenidade o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Nazareno Marcineiro; Delegado Alexandre Kale, Diretor de Inteligência da Polícia Civil e no ato representando o Delegado Geral, Aldo Pinheiro D’Ávila; o Sub-Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Gladimir Murer; Superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal/SC, Silvinei Vasques; secretários municipais de Segurança de Joinville, Blumenau e São José, policiais militares, civis e convidados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário