quinta-feira, 2 de maio de 2013

Operação Alto Vale: CBMSC conclui exercício para certificação da Força-Tarefa

Florianópolis (30.04.2013) O Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina (CBMSC) finalizou na tarde desta segunda-feira (29), em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, o exercício de certificação em enchentes e inundações das equipes que compõem a Força-Tarefa da Corporação. O treinamento denominado "Operação Alto Vale" reuniu cerca de 100 Bombeiros Militares de diferentes regiões do Estado, que executaram operações simuladas de atendimento a vítimas destes tipos de desastres.
O treinamento faz parte do cronograma anual de avaliação da Força-Tarefa do CBMSC, que em pelo menos duas oportunidades é submetida a treinamentos que envolvem a simulação de ocorrências comuns em desastres naturais extremos.
Como em uma situação real, as equipes especiais de Batalhões Bombeiros Militar (BBM) mais próximos de Rio do Sul – cidade fictíciamente assolada pelas consequências de fortes chuvas – foram acionadas no domingo (28/04) quando, conforme a simulação, teria ocorrido a saída da calha do Rio Itajaí-Açu, que corta o município.
Dada a situação extrema, os grupos de cinco Forças-Tarefa acabaram acionados e se deslocaram para o Alto Vale na madrugada de segunda-feira. Já nas primeiras horas do amanhecer, as equipes chegaram à cidade e montaram acampamento no Parque Harry Hobus, no bairro Canoas. Barracas, homens, equipamentos, viaturas e embarcações foram organizadamente divididos no parque para facilitar a mobilização.
A estrutura foi completa pelo uso do Auto Posto de Comando 01 (viatura equipada com central telefônica, sistema de processamento de ocorrências e de comunicação via internet 3G, satélite e rádio) como ponto base, onde foi montado o chamado Sistema de Comando de Operações (SCO) – esquema de gerenciamento logístico e operacional especial para situações extremas programadas ou não.
A ação começou logo cedo, no Rio Itajaí-Açu. Para avaliar a capacidade das equipes mobilizadas, foram montados dois cenários. No primeiro, os grupos da Força-Tarefa tinham que resgatar ocupantes de um carro levado pela força das águas do rio. A simulação, que inclusive contava com a carcaça de um carro real que foi colocado no rio, ocorreu no trecho próximo ao Elevado Deputado José Thome, o que atraiu a atenção de quem passava.
As operações seguiram com as missões de resgates de ocupantes de uma residência parcialmente submersa pela alta no nível do rio. Agora, com um nível maior de dificuldade, uma vez que entre as vítimas fictícias estava um cadeirante.
Todas as equipes concluíram os resgates com sucesso, inclusive em uma das missões houve o apoio da equipe do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), de Florianópolis, que auxiliou no resgate de uma vítima com o uso de técnicas de içamento. Os tripulantes do helicóptero da Corporação, Arcanjo 01, contribuíram ainda com o transporte de um binômio (homem/cão) para a cena da tragédia. Nesta última ação, o objetivo foi demonstrar o treinamento de homem e cão para o transporte na aeronave e a descida em um local de difícil acesso usando técnicas de rapel.
“A cada novo exercício agregamos novas informações que acabam por gerar a evolução de todo o processo, tanto de materiais e equipamentos quanto em nível de execução. Agora, partimos para a avaliação dos pontos que podem ser melhorados, de forma geral e individualizada, nos diferentes níveis da Força-Tarefa”, analisou o Subcomandante-geral da Corporação e Comandante da Força-Tarefa, Coronel BM Gladimir Murer.
A série de operações da manhã desta segunda-feira foi uma “oportunidade” de conhecer um pouco mais sobre a capacidade de mobilização e integração do Corpo de Bombeiros Militar em Santa Catarina. Para o Soldado BM Róger Mafra, integrante da Força-Tarefa do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, “foi emocionante participar da ação dos grupos da Força-Tarefa, ver como tudo funciona e se integra. É uma experiência única poder fazer parte desta mobilização, especialmente para quem é novo como Bombeiro Militar”, conta o militar, há cerca de dois anos na Corporação.
Como nas certificações anteriores, o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Marcos de Oliveira, deslocou-se até a cidade-sede da simulação para acompanhar os exercícios. Ao término do treinamento, ele agradeceu a participação e o empenho de todos os envolvidos, destacando que “fazer parte da Força-Tarefa é muito mais do que usar um capacete diferenciado”. Na avaliação do Coronel BM Oliveira, o maior ganho com atividades do tipo é o desenvolvimento da sinergia em diferentes níveis, unindo esforços de órgãos diferentes que, quando melhor integrados, poderão atuar de maneira multitarefa na garantia da segurança da população.
O exercício de certificação em Rio do Sul mobilizou também os militares do 23º Batalhão de Infantaria do Exército, que vieram de Blumenau em apoio às ações do CBMSC. A eles se uniram também representantes da Defesa Civil Municipal e Estadual, Prefeitura, Polícia Militar e Guarda Municipal.
Também prestigiaram as ações autoridades militares e civis, entre elas o Secretário de Estado de Defesa Civil, Milton Hobus; o Secretário Regional de Desenvolvimento (SDR) de Rio do Sul, Ítalo Goral ; o Capitão EB Gustavo Gritz, comandante de 23º Batalhão de Infantaria do Exército; o Tenente-Coronel PM Carlos Roberto Fogaça, comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar; Jean Pierre Xavier de Liz, Vice-prefeito de Rio do Sul; o Prefeito de Laurentino, Valdemiro Avi; a Prefeita de Mirim Doce, Maria Luiza Kestring Liebsch; o presidente da Câmara de Rio do Sul, vereador Diógenes Della Giustina; além de Comandantes de Batalhões Bombeiro Militar, Oficiais e Praças de diferentes regiões do Estado, civis e imprensa.

Entenda a Força-Tarefa
A Força-Tarefa foi criada em 2011 para a pronta resposta especializada em eventos críticos (desastres naturais extremos, incêndios florestais, etc). Ela é formada por grupos de 12 Bombeiros Militares, descentralizados nos diferentes Batalhões no Estado, especialmente capacitados e dotados de recursos materiais específicos para a utilização em situações de deslizamentos, estruturas colapsadas, enchentes e inundações, incêndios florestais e outros desastres.

Por ano os grupos da Força-Tarefa são submetidos a dois exercícios de certificação que têm por objetivo verificar a capacidade de resposta às ocorrências em situações extremas, bem como promover a integração entre as próprias equipes, bem como junto aos órgãos envolvidos (defesa civil, prefeituras, etc).





Nenhum comentário:

Postar um comentário