quinta-feira, 4 de abril de 2013

Bombeiros Militares encerram Operação Veraneio com redução no número de mortes por afogamento

Florianópolis (04.04.2013) – O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, participou nesta quarta-feira (3) da solenidade de encerramento da Operação Veraneio 2012/2013 do Corpo de Bombeiros Militar – evento prestigiado pela presença da Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

Na cerimônia, que marca o processo de desmobilização dos postos de guarda-vidas no Litoral Catarinense, foram homenageados guarda-vidas militares e civis que se destacaram no desempenho de suas atividades e contribuíram para a redução do número de mortes por afogamento nesta temporada.
Também foram entregues 11 conjuntos de motonáuticas (jet-ski, carreta rodoviária, carreta de encalhe e prancha Sled), adquiridos com recursos descentralizados na ordem de R$ 548.900,00. Os equipamentos serão distribuídos aos batalhões Bombeiro Militar espalhados pelo Estado.

A corporação também recebeu uma caminhonete 4x4 dotada de equipamento especial para combate a incêndio, adquirida com recursos na ordem de R$ 289 mil provenientes do Fundo Para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A viatura foi entregue ao comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Florianópolis, Tenente-Coronel BM Carlos Charlie Campos Maia.

Números positivos da OV - Entre 06 de outubro de 2012 (pré-temporada) e 31 de março de 2013 (pós-temporada), foram registrados 10 óbitos em praias e balneários protegidos pelo serviço de guarda-vidas oferecido pelo CBMSC. O número é inferior ao registrado na temporada anterior, quando 12 pessoas morreram e ainda menor ao registro de 2010/2011, com 17 mortes em praias monitoradas.


COMPARATIVO - MORTES POR AFOGAMENTO - OPERAÇÃO VERANEIO
2010/2011
2011/2012
2012/2013
17
12
10
*Registros em áreas com o serviço de guarda-vidas, no horário entre 8h e 20h.

Em seu pronunciamento, o secretário César Augusto Grubba – no ato representando o Governador do Estado, Raimundo Colombo - elencou os investimentos e esforços políticos para a distribuição de recursos que permitissem a contratação de guarda-vidas civis e a compra de equipamentos de salvamento aquático visando à redução das ocorrências de morte nesta temporada.

Ele aproveitou para parabenizar a todos os envolvidos, civis e militares, pelo trabalho realizado nas praias e balneários em todo o Estado, que recebeu cerca de 5 milhões de turistas nesta temporada. “Foi um excelente trabalho desenvolvido na Operação Veraneio”, disse.

Já o Comandante-Geral, Coronel BM Marcos de Oliveira, destacou o trabalho dedicado de homens e mulheres que atuaram na operação para garantir a segurança de catarinenses e turistas e aos esforços de governo para fazer desta uma das temporadas com menos mortes da história.

Coronel BM Oliveira defendeu que a queda dos registros de mortes por afogamento nas áreas monitoradas teve relação com a intensificação das atividades de prevenção, com o incremento da sinalização de áreas de risco nas praias e balneários e as abordagens de banhistas em áreas de perigo. Entre outubro de 2012 e março de 2013 mais de 3,5 milhões de prevenções a afogamentos foram realizadas somente no Litoral catarinense, conforme dados divulgados na solenidade.


Para o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, José Roberto Martins, que também participou da solenidade, aproveitou a oportunidade para relembrar com satisfação da participação de sua pasta na destinação de recursos para a Operação Veraneio 2012/2013 por meio do Projeto SalvaTur. “Ficamos felizes em ver recursos do Turismo aplicados no Corpo de Bombeiros Militar, já que o bom serviço prestado pela corporação serve para que nosso Estado continue em destaque nacional e internacional”, ressaltou o secretário, adiantando que pretende divulgar o trabalho dos guarda-vidas em Santa Catarina para o país e até internacionalmente, visando atrair mais turistas e riquezas para municípios catarinenses.


Entusiasmado, José Roberto Martins, também confessou que um fato em particular o fez ter atenção especial com os assuntos relacionados ao Corpo de Bombeiros Militar. Ele teria presenciado o resgate de um pai e seus três filhos por guarda-vidas civis e militares em uma praia no Sul do Estado. Desde então, disse ter cada vez mais convicção na importância da Operação Veraneio da corporação



Além das autoridades já citadas, prestigiaram a solenidade na Capital: o Secretário de Estado de Defesa Civil, Milton Hobus; o Secretário-Adjunto de Estado da Segurança Pública, Coronel PM Fernando Rodrigues de Menezes; o Comandante-Geral da Polícia Militar de SC, Coronel PM Nazareno Marcineiro; o Chefe do Estado-Maior Geral do CBMSC, Coronel BM Carlos Augusto Knhis; o Subcomandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Gladimir Murer; o Delegado-Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D'Àvila; o Subcomandante-Geral da Polícia Militar de SC, Coronel BM Valdemir Cabral; o Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Marcelo Barros de Oliveira; a Procuradora de Justiça, Heloisa Crescent Abdala Freire; o presidente da Associação Barriga Verde dos Oficiais PM e BM, Coronel PM Rogério Martins; o Diretor de Ensino do CBMSC, Coronel BM José Mauro da Costa; o Diretor de Tecnologia da Informação do CBMSC, Coronel BM Luiz Haroldo de Matos; além de representantes das Forças Armadas, comandante de Batalhões BM, e demais oficiais e civis, familiares e convidados.

NÚMEROS GERAIS DA OPERAÇÃO VERANEIO 2012/2013

 QUADRO GERAL OCORRÊNCIAS ATENDIDAS

Prevenção a afogamento (Abordagem de banhistas)
3.557.284
Afogamento com recuperação em água doce
31
Afogamento com recuperação em água salgada
156
Arrastamento em corrente de retorno
5134
Encontro de criança perdida na praia
1374
Resgate de Embarcação à deriva
72
Lesões/cortes
315
Lesão produzida por água vida/caravelas
1847
Queimadura solar
33
Insolação
84

Importância do Guarda-vidas

Para fins comparativos, no período compreendido entre 06 de outubro de 2012 e 31 de março de 2013 foram registrados 52 óbitos por afogamento em áreas não-monitoradas* por guarda-vidas em Santa Catarina (*fora do horário do serviço – das 8h às 20h - ou sem o serviço de guarda-vidas). Deste total de óbitos, 34 foram em água doce (17 em rios/riachos, 8 em açudes, 7 em lagos/lagoas e 2 em cachoeiras). O restante, 18, ocorreu em locais de água salgada.

Operação Veraneio 2012/2013

A Operação Veraneio é a maior operação do CBMSC, realizada anualmente durante a temporada em praias e balneários em diferentes regiões do Estado. Nesta edição ela foi dividida em três fases:
  • 1ª Fase (Pré-temporada): de 06 de outubro de 2012 a 30 de novembro de 2012 (56 dias)
  • 2ª Fase (Temporada): de 1º de dezembro de 2012 a 28 de fevereiro de 2013 (90 dias)
  • 3ª Fase (Pós-temporada): de 1º de março de 2013 a 30 de abril de 2013 (61 dias)


Durante a temporada, a Operação Veraneio 2012/2013 alcançou 142 praias e balneários de 32 municípios catarinenses, totalizando mais de 445 quilômetros de extensão de áreas protegidas para banho. Para esta edição foram contratados 1.200 (um mil e duzentos) guarda-vidas civis, que atuam sob a coordenação de 300 (trezentos) guarda-vidas militares. Além dos homens e mulheres diretamente relacionados com o trabalho nos balneários, aproximadametne 400 Bombeiros Militares de serviço nas unidades do CBMSC no Litoral trabalharam em reforço às equipes da Operação Veraneio 2012/2013.

Números da Operação Veraneio 2012/2013 (Temporada)

- 32 Municípios
- 142 Praias e Balneários
- 445 Quilômetros de extensão de áreas protegidas para banho (serviço guarda-vidas)
- 279 locais de salvamento (postos autônomos e atrelados)
- 39 viaturas de rondas
- 18 embarcações
- 25 motonáuticas (jet-ski)
- 11 quadriciclos
- 1 helicóptero (Arcanjo)


Pós-temporada
Apesar da solenidade de “encerramento”, o serviço de guarda-vidas continua a ser oferecido nas praias mais movimentadas do Litoral Catarinense até o final de abril no período denominado “pós-temporada” da Operação Veraneio 2012/2012 – ressaltando-se o fato de que em alguns municípios (Balneário Camboriú, por exemplo) o serviço é oferecido durante todo o ano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário