segunda-feira, 18 de março de 2013

Convênio irá permitir realização de prova de CNH em Libras

Florianópolis (18.03.2013) – O Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, recebeu em audiência na última sexta-feira, dia 15, a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rose Bartucheski, para tratar da produção de vídeos em língua brasileira de sinais (Libras) que atendam às necessidades dos surdos no processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta é que a Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, articule um convênio com o Poder Executivo para a produção
Grubba confirmou o apoio à iniciativa durante reunião que também contou com a presença da realizada na gerente de Habilitação de Condutores do Detran, delegada Cláudia Regina Bernardi da Silva. "Somos parceiros incondicionais desse projeto que promove acessibilidade aos surdos. O papel da secretaria é disponibilizar os meios necessários para que se concretize”, afirmou Grubba.

A proposta consiste na produção de material em vídeo que facilite o acesso dos surdos à prova teórica de habilitação dos motoristas a ser aplicada pelo Detran. A iniciativa, que partiu da Associação de Surdos da Grande Florianópolis, conta com o suporte da Assembleia Legislativa, que vai disponibilizar o estúdio da TVAL, equipamentos e profissionais para a elaboração do material. A FCEE vai contribuir com os intérpretes de Língua de Sinais e o Detran vai oferecer o banco de questões para gravação. A parceria também inclui o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), que será responsável pela inserção das questões em vídeo no sistema do Detran.

O convênio também deve prever a realização de cursos de capacitação em Libras para funcionários do Detran e dos Ciretrans, além de médicos e psicólogos envolvidos no processo de habilitação. Os capacitadores serão cedidos pela FCEE. “Este será um curso para a comunicação básica. Representará um salto maravilhoso de qualidade no serviço. Queremos que a sociedade faça a inclusão, e isso só se dará plenamente quando ela conseguir se comunicar e entender as pessoas com deficiência”, disse Rose.
No momento, a Fundação Catarinense de Educação Especial elabora um modelo de convênio entre as instituições envolvidas. De acordo com a gerente de Habilitação de Condutores do Detran, a expectativa é que a assinatura do documento ocorra dentro de 10 ou 15 dias. “Depois disto, poderemos operacionalizar para, no máximo em 30 dias, iniciar o projeto piloto, que será implementado em Joinville e Florianópolis”, declarou a delegada Cláudia.

A assessora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Janice Aparecida Steidel Krasniak, destacou o alcance desta ação. “Nossa intenção é que essa reivindicação das entidades saia do papel e se concretize. Assim, Santa Catarina, que tem 17 mil surdos, vai disponibilizar um serviço que pode se tornar referência para outros estados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário