terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Novos policiais tomam posse e Secretário anuncia nomeação de mais 53 escrivães para início da formação profissional

Florianópolis (05.02.2013) - Em solenidade na Academia da Polícia Civil de Santa Catarina ? Acadepol, - na manha de hoje (5), mais 34 Policiais Civis ingressaram no quadro da instituição. São 30 Agentes de Polícia Civil, 3 Escrivães e 1 Psicólogo Policial. Durante a formatura, o Secretário de Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, anunciou a nomeação de mais 53 escrivães de Polícia, que passaram no último concurso público, mas que ainda faltavam ser chamados para a o curso de formação.
Os formandos desta manhã, passaram por 5 meses de intensa capacitação, com aulas teóricas, práticas e estágio em delegacias e unidades policiais. Para se tornar um Agente de Polícia Civil foram necessárias 894 horas/aulas, 882 horas/aulas para Escrivães e 782 horas/aulas para Psicólogos Policiais. Com esta nova turma, somando com o ano de 2012, 456 novos profissionais foram formados pela Acadepol. Atualmente, a instituição tem um quadro de 3.223 Policiais Civis, que correspondem a 53% do efetivo previsto em lei.
Durante discurso, Grubba enalteceu o trabalho das forças policiais e pediu a dedicação dos formandos durante o desempenho de suas funções. ?É graças ao trabalho dos policiais que podemos continuar melhorando as taxas de resolubilidade dos crimes e garantir a paz social e o Estado de Direito ao cidadão de bem. Por isso, em nome do Governador do Estado, anuncio a nomeação de mais 53 escrivães de Polícia Civil, para iniciarem formação em breve?, disse Grubba.
O Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D´Ávila, disse em discurso, que a defasagem de profissionais já foi mais gritante. ?Em 2011, por exemplo, tínhamos menos de 3 mil Policiais Civis. Nosso efetivo era de 2.997 profissionais. Mas, aos poucos, estamos conseguindo suprir este déficit?. D´Ávila, por fim, desejou sucesso aos novos profissionais, ressaltando valores morais e éticos como guias para o bom desempenho das ações públicas. ?É preciso saber que a Polícia Civil não serve a nós, funcionários públicos. Mas somos nós, os funcionários, que servimos a Polícia Civil.?
O Diretor da Acadepol, Marcos Flavio Ghizoni, ao citar a onda de atentados contra instituições de segurança, salientou que os acontecimentos dos últimos dias, mostram o quanto a sociedade clama e precisa do aparato Policial. ?São nas horas mais difíceis que a Polícia é lembrada. Mas a atuação policial exige mais do que apenas estar preparado para o uso de armas de fogo. É preciso dedicação e esforço para atender na totalidade, e com eficácia, a demanda de atribuições dos cargos da Polícia Judiciária.?
Superado o período de trânsito, de 15 dias, os novos profissionais já iniciarão atividades em suas respectivas cidades de lotação. Todos os Policiais Civis saem da Acadepol portando uma pistola calibre .40, um par de algemas e um colete balístico, equipamentos para uso operacional.
Também estiveram presentes na solenidade o Delegado Geral Adjunto, Valério Alves de Brito, o Assessor de Gabinete da Delegacia Geral, Julio Teixera, o Diretor de Polícia Civil da Grande Florianópolis, Ilson da Silva, o Diretor de Inteligência da Polícia Civil, Alexandre Kale, o Diretor de Polícia do Litoral, Artur Nitz, o Diretor Adjunto da Acadepol, Ulisses Gabriel, além da Delegada Patrícia Maria Zimmermann D´Ávila e das Delegadas Regionais Gisele Jerônimo e Magali Ignácio, do Assessor de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública, Delegado Marcio Fortkamp e Major da Polícia Militar, Luciano Pinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário