sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Governo anuncia medidas de enfrentamento para coibir ataques criminosos.

Florianópolis (1º/02/2013) - O Governo do Estado anunciou uma série de medidas de enfrentamento para coibir os ataques criminosos que, desde quarta-feira , 30/1, deixaram um saldo de 13 ocorrências com a destruição de sete ônibus e ataques a unidades policiais. Duas pessoas já foram detidas. No final da tarde de hoje (1º/2), em coletiva à imprensa, ficou definido que o policiamento será reforçado em áreas já identficadas como possíveis alvos. A sala de situação, que funciona no Comando Geral da Polícia Militar, foi ativada e os efetivos militar e civil foram mobilizado em todo o Estado.
As autoridades creditam estes novos ataques ao recrudescimento do trabalho policial, principalmente no combate ao tráfcio de drogas. Aliado a isso outro fator é o endurecimento de ações dentro do sistema prisional, como o corte de regalias, as prisões efetuadas no curso das investigações da morte da agente penitenciária Deise Alves e cumprimento da Lei de Execuções Penais.
O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, reafirmou que a nova série de ataques é resultado de uma ação forte e efetiva dos organismos de segurança contra o crime. Ele destacou a ação integrada das agências de inteligência do Estado com o apoio de órgãos federais como Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência e Exército. Já o Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D'Ávila, confirmou que há indícios de que a ordem para os novos atentados partiu de lideranças de uma facção criminosa que atuam dentro e fora do sistema prisional.
O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Nazareno Marcineiro, confirmou que a corporação irá fazer a escolta dos ônibus para coibir novos ataques. O Comandante também determinou uma série de medidas de reforço no policiamento e confirmou que unidades como BOPE, Cavalaria , Batalhão de Choque e Canil estão de prontidão para agir quando necessário.
Já diretor do Departamento de Administração Prisional (DEAP), Leandro Lma, afirmou que a rotina do sistema não foi alterada. Ele não credita que os ataques tenham sido praticados após a transferência de um preso do Complexo Penitenciário de São Pedro de Alcântara para Criciúma “Realizamos uma média de 20 transferência por dia em todo o sistema. Quero crer que não tenha sido este o motivo para esta nova onda de atentados”, completou Leandro.
Ele também citou um relatório que mostra que o índice de evasão de Santa Catarina é o menor do país. “Apenas 4,3% dos cerca de 1,2 mil presos que cumprem pena em São Pedro de Alcântara não retornaram dos seus benefícios de regalia”, disse o diretor. . Leandro também falou sobre os 172 convênios firmados entre a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania com a iniciativa privada que permitiiram que 56% da massa carcerária cumpram suas penas trabalhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário