quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

SSP recebe em audiência comitiva de Brusque

Florianópolis (13/12/2012) – O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, recebeu em audiência na tarde desta quarta-feira (12) comitiva da cidade de Brusque com o objetivo de discutir o aumento de efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
Segundo Grubba, a SSP enviará para 18º Batalhão sete PMs, conforme já havia sido destinado. Destes, três irão para Gaspar e sete para Brusque. “Hoje nós temos condições de destinar investimentos, como equipamentos. O aumento do efetivo depende da autorização do Grupo Gestor”, informou Grubba. Segundo ele, para formar um policial militar são necessários 12 meses. O secretário também confirmou o envio de quatro bombeiros militares ao município e garantiu para 2013 a assinatura de convênio para instalação de sistema de videomonitoramento na cidade através do projeto Bem-te-vi – Segurança por Videomonitoramento.
O secretário disse, ainda, que é preciso trabalhar na prevenção do crime. “Devemos trabalhar na prevenção através da educação para que o crime não vire um ciclo vicioso”, completou o titular da SSP. Já o secretário de Desenvolvimento Regional de Brusque, Jones Bosio, explicou que a SDR desenvolve um trabalho nas escolas para o resgate de valores e princípios nos jovens, atuando na formação humana destes estudantes para que não entre neste ciclo criminoso.
O reitor do Centro Universitário de Brusque, Günther Lother Pertschy, apresentou aos presentes dados que influem na segurança pública da cidade. Segundo ele, Brusque possui relevo em meio a um Vale, o que dificulta a locomoção. Atualmente Brusque está entre as 12 cidades mais populosas do estado. O fluxo turístico é grande, sendo visitada a cada mês por 60 mil pessoas.
Outros dois pontos destacados foram a rodovia SC-486, que é a segunda com maior movimento em Santa Catarina, e a alta migração que Brusque recebe por ano. Conforme dados apresentados pelo reitor, de 2005 a 2010, o município recebeu 16.417 migrantes.

Günther ainda fez um retrospecto do efetivo da Polícia Militar na cidade. Em 1996, a PM de Brusque possuía 104 policiais e 66.558 habitantes. Já em 2012, a Brusque possui mais de 109 mil habitantes e 91 policiais. Já o Corpo de Bombeiros, em 96 possuía 45 efetivos e atualmente conta com 31.
Também participaram da reunião o Secretário Adjunto da Segurança Pública, Coronel PM Fernando Rodrigues de Menezes; Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Nazareno Marcineiro; Delegado Geral de Polícia Civil, Aldo D’Ávila; o chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Carlos Augusto Knihs; o comandante da 7ª Região de PM, coronel PM Álvaro Luis Alves; e o Major PM Rubens Neumann, representando o comando do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque.

Integraram ainda a comitiva o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas; o diretor de relações institucionais da Associação Empresarial de Brusque, Aliomar Luciano dos Santos; o presidente do Observatório Social, Evandro Gevaerd; a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário, Rita Conti; o presidente do sindicato das indústrias têxteis da região de Brusque, Marcos Schlösser; o representante do Sindicato das Indústrias da Construção e Mobiliário, Jimmi Battistti Pereira;  presidente da Ordem dos Advogados Subseção Brusque, Ricardo Hoffmann; o presidente da União Brusquense de Associação de Moradores, Luiz Carlos Schlindwein; o assessor parlamentar do deputado Serafim Venzon, Antônio Carlos Machado Júnior; e o prefeito eleito de Botuverá, José Luiz Colombi, e o vereador eleito, Amauri Cestari.


Nenhum comentário:

Postar um comentário