sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Jaraguá do Sul: inaugurada a 28ª Divisão de investigação do Estado

Florianópolis (20.12.2012) – Com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (20) a Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Jaraguá do Sul. As DICs têm por objetivo proporcionar qualidade e celeridade às apurações dos delitos de maior complexidade e repercussão, reduzindo os índices de criminalidade na região.
É de responsabilidade das Divisões de Investigação Criminal apurar os crimes de homicídio com autoria desconhecida, roubo a banco e de carga com autoria desconhecida, sequestro e extorsão, crimes praticados por organizações criminosas, quadrilha ou bando, tráfico de drogas e crimes financeiros. Esta é a 28ª Divisão de Investigação Criminal do Estado.
Em sua fala o secretário lembrou que cumpre a promessa de inaugurar a DIC para o povo de Jaraguá do Sul. “Essa Divisão é um instrumento importante de investigação da Polícia Civil”, ressaltou Grubba. Ele, que é natural de Jaraguá do Sul, disse que a cidade receberá mais investimentos na área de Segurança para 2013. “Há previsão de investimentos de R$1,2 milhão na nova sede do IGP em Jaraguá do Sul, o que permitirá que os peritos e o IML saiam da Delegacia Regional de Polícia, possibilitando melhorias nos serviços prestados naquela unidade”, disse Grubba.
Para os próximos dois anos, disse Grubba, também estão previstos novos investimentos através do Pacto para a Segurança Pública. No total serão R$ 265 milhões, e parte destes recursos, será aplicado na estrutura física dos organismos que formam o sistema de segurança pública, como edificações e equipamentos.
A nova unidade da Polícia Civil de Jaraguá conta com policiais exclusivos para as investigações, instrumentos importante para a resolução de crimes de maior potencial ofensivo – foco das DICs. O Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila, explicou que a atuação desta Delegacia vai desonerar a Delegacia da Comarca (DPCo) destes tipos de delitos, de forma a atender de maneira mais eficaz as ocorrências mais usuais, que são a demanda característica da DPCo. “Isso reflete no bom atendimento que a Polícia Civil prestará aos cidadãos de Jaraguá do Sul”, disse D’Ávila.
Já o Delegado Regional de Polícia de Jaraguá do Sul, Uriel Ribeiro, destacou em seu discurso que a inauguração da DIC foi possível graças à vinda de novos policiais civis para a cidade; em agosto vieram 22 s policiais. “Desde o início desta gestão, houve um incremento de cerca de 50% do efetivo da Polícia Civil de Jaraguá, o que foi uma melhora significativa”, explicou Ribeiro.

Estrutura física e pessoal
A equipe da DIC é formada por seis agentes, um escrivão e um Delegado. Em Jaraguá do Sul, quem coordenará os trabalhos da DIC será o Delegado Eric Issao Uratani. O imóvel locado para sediar a DIC é amplo. São nove salas: um para o Gabinete do Delegado, outra para o escrivão, três salas para as equipes de investigação, além de sala de reuniões, arquivo, cozinha e alojamento.
Segundo Uratani, com esta equipe e a estrutura física a DIC poderá atuar com conforto e com os equipamentos necessários para trabalhar de foram a dar uma resposta ao contento da Instituição. A DIC de Jaraguá do Sul fica localizada na Rua Anita Garibaldi, 136-1, no Centro da cidade.
Participaram da solenidade o Diretor de Polícia do Litoral, Artur Nitz; o Delegado da Comarca de Jaraguá do Sul, Adriano Espolaor; a Delegada da DPCAMI de Jaraguá do Sul, Milena de Fátima Rosa; o Delegado de Guaramirim, Daniel Dias; o Secretário Regional de Jaraguá do Sul, Lio Tironi; o futuro Prefeito para a cidade (2013), Dieter Jansen; a Juíza da Vara Criminal de Jaraguá do Sul, Ana Finke Susek; o Promotor Criminal de Jaraguá, Márcio Cota; o Presidente da OAB, Rafael Rocha; o Presidente da Associação Comercial de Jaraguá do Sul, Mônica Huffenuesler; os Assessores de Gabinete da SSP, Delegado Márcio Fortkamp e Major Luciano Pinho; e o Presidente do Hospital de São José; Paulo Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário